Boxe

Em clima de paz, Anderson Silva presenteia Sonnen com uma rosa: “Somos amigos”

No início da década passada, Anderson Silva e Chael Sonnen protagonizaram uma das rivalidades mais emblemáticas da história do MMA. Depois de diversas declarações polêmicas por parte do americano, os atletas resolveram suas diferenças no octógono em duas oportunidades – ambas terminaram com a vitória do brasileiro. Quase 15 anos depois, próximos de se enfrentarem pela terceira vez, o clima, ao que parece, é completamente diferente.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12) em São Paulo, os veteranos não demoraram para deixar claro que não existe mágoa ou ressentimento por atitudes do passado. Apresentado primeiro aos jornalistas, Sonnen ficou de pé para a entrada do ex-rival, com quem dividiu um forte abraço momentos antes da sessão de perguntas começarem. E logo na primeira delas, Anderson ditou o ritmo que seria visto a partir dali.

“Estou muito feliz por estar aqui com meu oponente, mas que é meu amigo, Chael. Isso é muito importante para nós. Quando as pessoas perguntam porque eu vou lutar boxe com você, Chael e eu vamos fazer uma grande luta”, respondeu em inglês, antes de brincar com o rival. “Só estava falando em inglês porque o Chael disse que eu não falava inglês porque não gostava. Eu gosto sim”.

Verdade seja dita, o americano fez o seu papel. Conhecido pela língua afiada e irreverência para promover suas apresentações, Sonnen, claramente mais cauteloso do que durante seus áureos anos de UFC, adotou um perfil mais debochado. Voltou a fazer referências às suas frases do passado, afirmou ter sido mal-interpretado e até garantiu que, na verdade, o público brasileiro deveria lhe agradecer.

Irreverente e bem-humorado, o americano se colocou na posição de convidado para a grande festa que marca a despedida de Anderson Silva dos ringues de boxe no Brasil. E justamente por propiciar esse clima ameno e de saudosismo, ele levantou a bola para que o Spider justificasse um momento icônico entre eles. Durante a encarada realizada em agosto de 2010, no dia anterior à primeira luta entre eles, o brasileiro golpeou o oponente com uma ombrada.

“Tem algumas estratégias. Luta não é só trocar socos. Chael usou a dele para tentar me desestabilizar e eu tenho as minhas”, salientou, antes de revelar como teve a ideia de atacar o americano. “Como vou usar no momento? Ninguém tá esperando nada. Naquele momento foi presença de espírito e fui, e deu certo. Não muito, porque fiquei sendo espancado por cinco rounds (risos)”.

Dia dos namorados

Ao contrário da encarada mencionada, o momento separado para que os atletas ficassem olho no olho nesta quarta-feira foi bem diferente. Depois de parecer não dar muita atenção para os gestos e brincadeiras do americano, Anderson pegou o microfone e conduziu a brincadeira. Ao abraçar Sonnen, o brasileiro se virou para a plateia e lembrou que a data de hoje é especial para os brasileiros.

“Hoje é Dia dos Namorados. Quem está com a namorada aí? Abraçada a namorada. Olha, ele vive me zoando, mas agora eu não poderia deixar de zoar ele”, finalizou, diante de um sorridente Chael Sonnen.

Histórico de rivalidade

Em 2010, ‘The Spider’ colocou o cinturão do peso-médio do UFC em jogo e, depois de ser provocado pelo ‘bad boy’, sofreu no octógono. Sonnen prometeu castigar o rival e o puniu com seu wrestling e ground and pound. Quando tudo parecia perdido, já que estava em clara desvantagem na pontuação dos juízes laterais, Anderson aproveitou um descuido do desafeto no solo e o finalizou com um triângulo, no quinto e último round.

Na revanche, realizada em 2012, o brasileiro, ainda como campeão do peso-médio do UFC, voltou a vencer Chael e sem tanto drama. Anderson nocauteou o rival no segundo round. Agora, o terceiro capítulo da rivalidade entre ‘The Spider’ e o americano vai acontecer no boxe, no Brasil e com transmissão da ‘TV Globo’.

O combate entre Anderson e Sonnen serve como luta principal do ‘Spaten Fight Night’, que terá transmissão ao vivo da TV Globo. O card também conta com o duelo de medalhistas olímpicos: Hebert Conceição e Esquiva Falcão. Kalyl Silva, filho de Spider, e Bia Mesquita, fenômeno do jiu-jitsu, são outros grandes nomes que entrarão em ação no evento.

Matérias Recentes

À la Poatan, Deiveson pode se aproximar de bicampeonato com vitória no UFC China

Neste sábado (23), Deiveson Figueiredo faz a luta principal do UFC China em um duelo…

22/11/2024

Saiba como assistir o UFC China, evento com Deiveson Figueiredo na luta principal

Deiveson Figueiredo terá mais um compromisso de extrema importância na carreira. Neste sábado (23), o…

22/11/2024

Sensação do UFC, Carlos Prates abre o jogo sobre infância turbulenta: “Perdi amigos para o crime”

Em menos de um ano e com somente quatro lutas disputadas na organização, Carlos Prates…

22/11/2024

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024