Boxe

Claressa Shields unifica título mundial na segunda categoria diferente e faz história no boxe

Principal estrela do boxe feminino na atualidade, Claressa Shields teve mais uma noite de enorme destaque na última sexta-feira (5). Antes mesmo de pisar no ringue para enfrentar Marie-Eve Dicaire, a quem derrotou na decisão unânime dos juízes, a campeã mundial escreveu mais uma vez seu nome nos livros de história da nobre arte ao se tornar a primeira mulher a liderar o card de um evento pay-per-view somente com lutas femininas.

Além disso, o triunfo sobre a pugilista canadense rendeu outra façanha para Claressa, que recentemente assinou com o PFL e planeja estrear no MMA profissional ainda neste ano. Com a vitória dominante sobre a adversária, Shields manteve os títulos mundiais da divisão dos supermédios da WBC (Conselho Mundial de Boxe) e da WBO (Organização Mundial de Boxe) e conquistou os cinturões da IBF (Federação Internacional de Boxe), que pertencia a Dicaire, e da WBA (Associação Mundial de Boxe), que estava vago.

Com isso, Shields se tornou a primeira pugilista, independentemente do gênero, a unificar os principais cinturões em duas categorias diferentes. Vale lembrar que a americana já havia dominado os quatro mais importantes títulos da divisão dos médios.

Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro, em 2012 e 2016, respectivamente, Claressa Shields migrou para o boxe profissional poucos meses depois de se consagrar como bicampeã olímpica e segue invicta após 11 confrontos disputados. Os feitos e recordes da americana a colocam na discussão sobre a maior boxeadora de todos os tempos.

No entanto, o pouco reconhecimento como principal estrela do boxe feminino fez a campeã mundial iniciar seu processo de transição para o MMA, onde espera receber maior reconhecimento por seu talento. Recentemente, Shields iniciou seus treinamentos na nova modalidade sob a tutela da consagrada equipe ‘Jackson Wink’, lar de grandes estrelas do UFC, como Jon Jones e Holly Holm. A pugilista, que assinou com o PFL, não pretende abandonar completamente a nobre arte, ao menos por enquanto, e já deixou claro que pretende conciliar os dois esportes.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024