Principal estrela do boxe mundial na atualidade, Saul ‘Canelo’ Alvarez foi eleito ‘lutador do ano’ de 2021 pela revista ‘The Ring’, renomado veículo especializado na cobertura da nobre arte e responsável pela tradicional premiação anual. Nesta temporada, o pugilista mexicano colecionou três vitórias, ao superar Avni Yildirim, Billy Joe Saunders e Caleb Plant, respectivamente.
Com o triunfo sobre Caleb Plant, ‘Canelo’ entrou para a história ao se tornar o primeiro pugilista a alcançar o status de campeão mundial indiscutível das quatro maiores entidades do boxe na divisão dos super-pesos-médios (76 kg). Esta é a segunda vez que o mexicano é aclamado como ‘lutador do ano’ pela revista ‘The Ring’, tendo vencido o prêmio também em 2019.
A premiação anual da ‘The Ring’ teve ainda a consagração de outros profissionais – divididos em oito categorias – por suas atuações de destaque em 2021. O prêmio de ‘luta do ano’, por exemplo, foi para a disputa de título entre os pesos-pesados Tyson Fury e Deontay Wilder, que terminou com a vitória por nocaute do pugilista inglês.
Aos 31 anos, ‘Canelo’ Alvarez possui um cartel profissional de 57 vitórias, 39 delas por nocaute, dois empates e apenas uma derrota, para o lendário boxeador Floyd Mayweather, em 2013. O mexicano conquistou múltiplos títulos mundiais em quatro categorias de peso diferentes, e atualmente ostenta os cinturões dos super-pesos-médios da IBF (Federação Internacional de Boxe), WBC (Conselho Mundial de Boxe), WBO (Organização Mundial de Boxe), WBA (Associação Mundial de Boxe) e da ‘The Ring’.