Dono do cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC) na categoria super pena (59 kg), Robson Conceição colocará seu título em jogo pela primeira vez neste sábado (2), em Nova York (EUA), contra O’Shaquie Foster. E o primeiro passo do processo já foi dado durante a tarde desta sexta-feira, na pesagem oficial do evento. Tanto o campeão brasileiro quanto o desafiante americano bateram o limite de peso estabelecido e atingiram, respectivamente, as marcas de 58,8 kg e 58,9 kg em cima da balança.
Durante a cerimônia, após as pesagens, Robson e Foster também ficaram frente a frente pela última vez antes da revanche, protagonizando uma encarada tensa (veja abaixo ou clique aqui). O primeiro duelo entre os dois foi disputado no início de julho, com vantagem do brasileiro, que saiu vencedor na decisão dividida dos juízes (116-112, 112-116 e 115-113), se tornando, assim, campeão mundial da categoria.
“Estou pronto para mais uma guerra no ringue. É a hora de mostrar todo o trabalho duro que foi feito com minha equipe. O cinturão fica comigo”, declarou o pugilista baiano, através de comunicado enviado à imprensa.
Revanche com sabor de tira-teima
O primeiro confronto entre Robson e O’Shaquie foi marcado por um equilíbrio extremo. O triunfo do brasileiro na decisão dividida foi bastante contestado pelo rival, assim como por uma parcela de fãs da nobre arte. Atento ao cenário, o Conselho Mundial de Boxe optou por rever a luta e, após revisar seus detalhes, anunciou, através da figura de seu presidente, Mauricio Sulaiman, que uma revanche imediata seria remarcada.
Apesar da medida, o resultado da luta foi mantido e ‘O Brabo’ permaneceu no posto de campeão. Dado o recente histórico e as provocações que ambos os competidores têm feito nas redes sociais, a revanche terá um gosto de tira-teima dentro do ringue. Foster busca retomar o cinturão que já foi seu, enquanto Conceição quer passar o americano a limpo pela segunda vez e se manter no topo da divisão.
Aos 35 anos, Robson Conceição se tornou o primeiro brasileiro a se sagrar campeão olímpico e mundial de boxe. Como profissional, ‘O Brabo’ detém um cartel de 19 vitórias, duas derrotas e um empate. Por sua vez, O’Shaquie Foster é dono de um currículo de 22 triunfos e três reveses na nobre arte.