Boxe

Boxe: Ryan Garcia dá show e vence Devin Haney, mas fica sem cinturão por falha na balança

Apontado como franco azarão nas bolsas de apostas, Ryan Garcia quebrou a banca no último sábado (20) no Barclays Center, no Brooklyn (EUA). Diante do até então invicto no boxe Devin Haney, o astro do boxe conectou os golpes mais potentes do confronto e levou o oponente ao solo em três oportunidades. O desempenho lhe rendeu uma vitória na decisão majoritária dos juízes: 112-112, 114-110 e 115-109

Apesar do impactante triunfo, ‘Kyng Ry’, como é conhecido, ficou sem o cinturão do peso super leve (63,5 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC), já que excedeu o limite da categoria em 1,4 kg na pesagem oficial do combate. Desta forma, mesmo perdendo a invencibilidade e o duelo, Haney se manteve no posto de campeão da divisão. O resultado adverso, porém, tende a encaminhar uma revanche imediata entre os dois.

Comportamento inadequado

A semana da luta foi uma verdadeira incógnita para os fãs da nobre arte, que questionavam se, de fato, o combate sairia do papel. Isto porque Garcia usou e abusou das redes sociais para compartilhar práticas consideradas não profissionais às vésperas de uma importante luta, como vídeos em festas e ingerindo bebidas alcoólicas. O comportamento do astro do pugilismo aumentou ainda mais a preocupação dos fãs quando Ryan apareceu na pesagem bebendo uma garrafa de cerveja, momentos antes de falhar em atingir o limite estabelecido para a disputa.

“Qual é, pessoal. Vocês realmente acharam que eu estava maluco? Meu cruzado de esquerda é o meu cruzado de esquerda. É abençoado por Deus. Sempre que eu conecto, pode te derrubar ou te apagar. Vocês me odeiam porque eu sou bonito nessa p***. Isso é zoado. A verdade está em frente a vocês”, bradou Ryan ainda no ringue, logo após desbancar Haley, de acordo com o site ‘MMA Fighting’.

A luta

Sem ‘nada a perder’, Garcia iniciou o confronto com tudo e, na primeira interação com Haney, balançou seu adversário com uma boa combinação. Após ‘truncar’ as ações, o campeão conseguiu se reencontrar na luta e tomou a dianteira das ações, controlando os primeiros rounds do combate. A maré virou no sétimo assalto, quando Ryan conectou um limpo cruzado de esquerda e colocou Devin no chão pela primeira vez na carreira.

Atordoado, o campeão sofreu na reta final do combate com o ímpeto e as mãos pesadas de Garcia. No décimo e décimo primeiro assaltos, Haney foi novamente atingido por duros ataques de Ryan e acabou novamente no solo, com o juiz abrindo contagem. Os momentos mais incisivos em favor de ‘King Ry’ foram suficientes para virar a pontuação na opinião de dois dos três juízes que avaliaram o combate.

Matérias Recentes

Suposta vítima de abuso sexual depõe contra McGregor no Tribunal: “Achei que ia me matar”

Nesta terça-feira (5), Conor McGregor compareceu ao Tribunal Superior de Dublin para participar do primeiro…

05/11/2024

UFC encaminha duelo entre Ketlen Vieira e Macy Chiasson para fevereiro

Depois de se distanciar de uma disputa de título no peso-galo (61 kg) ao ser…

05/11/2024

Com lesão de Belal, Rakhmonov sugere luta pelo cinturão interino contra Usman no UFC 310

Na última quinta-feira (31), Belal Muhammad anunciou que não estaria apto para competir no UFC…

05/11/2024

Kleber Bambam desafia Whindersson Nunes para luta de boxe: “Vou arrancar sua cabeça”

Depois de ser 'atropelado' em 36 segundos pelo tetracampeão mundial Acelino Popó Freitas na sua…

05/11/2024

Lambança! Árbitro ignora lutador apagado e manda rival continuar no ataque; veja

No último sábado (2), enquanto o UFC Edmonton era realizado no Canadá, uma verdadeira lambança…

05/11/2024

Zé Colmeia e algoz são retirados do top 15 peso-pesado; ex-campeão é excluído do ranking

O duelo entre os pesos-pesados Alexander Romanov e Rodrigo Zé Colmeia, vencido pelo primeiro, no…

05/11/2024