Aos 49 anos de idade, Anderson Silva vive a reta final de sua carreira nos esportes de combate e, neste sábado (15), faz sua luta de despedida em solo brasileiro em um duelo de boxe contra Chael Sonnen. Mas as circunstâncias aparentemente não impedem o brasileiro de fazer planos para o futuro próximo. Às vésperas da trilogia contra o falastrão americano, com sede em São Paulo, ‘Spider’ revelou que possui negociações avançadas para voltar a competir em breve – mas desta vez, em Abu Dhabi (EAU).
Durante conversa com a imprensa nesta quarta-feira (12) após a coletiva do ‘Spaten Fight Night’ – que contou com a presença da Ag Fight -, Anderson indicou, inclusive, que o confronto programado para a capital dos Emirados Árabes Unidos terá caráter profissional, ao contrário da luta de exibição marcada contra Sonnen. Sem entrar em detalhes por possíveis questões contratuais, o ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC afirmou que pode voltar à ação mais breve do que seus fãs esperavam.
“Estou tão feliz, é tão bom você ter a oportunidade de fazer o que você gosta e ama, sem pressão e julgamento. Apesar de ser algo que, a cada dia que passa, está ficando mais longe. E é algo que, uma hora, não vou conseguir fazer mais, óbvio. Mas poder continuar fazendo isso com todas as coisas que tenho na minha vida fora da luta, é legal. Espero que consiga fazer (lutar) mais alguns anos. Estou muito feliz. Quantas lutas eu penso? (em fazer). Não sei. Depois desse evento, após a luta com o Chael, a gente está em negociação para fazer outra luta, que aí não vai ser de exibição, em Abu Dhabi. Estamos negociando. Por conta de questões contratuais, não posso falar muito sobre isso, mas a gente está negociando isso. Vai ser com 82 kg, o mesmo peso que lutei com o Chavez”, explicou Silva.
Adversário em aberto
Apesar de abrir o jogo sobre sua provável próxima aparição nos ringues de boxe, outros detalhes do compromisso ainda são desconhecidos, como data e oponente. Com um leque abrangente de rivais à disposição por conta de sua magnitude nos esportes de combate, Spider rechaçou uma das opções com quem mais nutre rivalidade: Vitor Belfort. Na visão de Anderson, sua história com o ‘Fenômeno’ já se encerrou.