Como previsto, Oleksandr Usyk abdicou do cinturão da Federação Internacional de Boxe (IBF) e, consequentemente, do status de campeão mundial peso-pesado indiscutível. O anúncio foi feito pelo próprio pugilista ucraniano na terça-feira (25), através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).
Depois de unificar os cinturões peso-pesados das principais organizações de boxe, em maio deste ano, ao vencer Tyson Fury, Usyk corria o risco de ser destituído do título da IBF caso não o colocasse em jogo antes da revanche contra o ‘Gypsy King’ – marcada para 21 de dezembro. Sendo assim, o ucraniano optou por se antecipar à entidade e vagar a cinta de livre e espontânea vontade.
“Anthony (Joshua) e Daniel (Dubois), escutem, eu sei que o título IBF é importante para vocês. Considerem meu presente para vocês, em 21 de setembro”, anunciou Usyk, citando a provável próxima disputa pelo título mundial dos pesados da IBF.
Currículo de Usyk
Um dos maiores nomes do boxe na atualidade, Oleksandr Usyk já havia conquistado o status de campeão indiscutível no peso-cruzador antes de reinar soberano no peso-pesado também. Agora, sem o cinturão da IBF, o ucraniano segue como o dono dos títulos mundiais da Associação Mundial de Boxe (WBA), Organização Mundial de Boxe (WBO), Organização Internacional de Boxe (IBO) e do Conselho Mundial de Boxe (WBC).