A última luta da carreira de Anderson Silva em solo brasileiro foi também uma das performances menos desgastantes do veterano. Diante de seu arquirrival Chael Sonnen, ‘Spider’ dominou amplamente as ações durante os cinco rounds programados. Entretanto, por conta do caráter de exibição do confronto que liderou o Spaten Fight Night, em São Paulo, foi declarado empate ao final da disputa.
Em ritmo de treino, Anderson e Sonnen esbanjaram respeito mútuo antes, durante e após o combate. Ao longo do confronto, o brasileiro esbanjou sua tradicional habilidade e provou que segue com um bom condicionamento físico, mesmo aos 49 anos. Emocionado, Spider agradeceu pela oportunidade de competir pela última vez em seu país natal.
“Foi muito legal subir aqui e me divertir de novo, dar esse espetáculo para todos. É um momento muito mágico proporcionado para mim e para o esporte. Estou muito feliz de poder fazer minha última luta no Brasil. É uma mistura de emoções. Minha última luta no Brasil, mas vou continuar lutando. É o meu ar, o que me faz sentir vivo, é o que eu amo fazer. Poder ter tido essa oportunidade de dividir esse espaço com meu filho, ver todas essas pessoas aqui para me assistir. Obrigado”, declarou Spider, ainda no ringue.
A luta
Logo nos primeiros segundos, Sonnen tentou pressionar, mas sem muita efetividade. Anderson, por sua vez, mais postado, conectava os golpes na técnica, sem tanta pressão. Especialista em wrestling, o americano buscava, sempre que podia, o clinch para ‘travar’ o duelo. Em uma dessas investidas, Chael foi alertado pelo árbitro por conta de um golpe ilegal na região da nuca.
No segundo round, Sonnen seguiu marchando para frente, mesmo sem a devida técnica e guarda de boxe. Ciente das brechas, Spider aproveitou para desferir bons jabs. Com os primeiros sinais de cansaço, o americano seguiu buscando o clinch e, nos segundos finais do assalto, foi alvo de bons golpes de Anderson.
Mais inteiro fisicamente, Silva acelerou o ritmo nos segundos iniciais do terceiro assalto. Já respirando pela boca, Sonnen tentava, sem sucesso, encurtar a distância. Na reta final da parcial, Spider levantou o público com uma boa sequência de jab, cruzado e ‘upper’.
Visivelmente mais técnico e melhor preparado, Anderson passou a ‘bailar’ no ringue, atingindo o adversário quando bem entendia. Alvo fixo, Sonnen se tornou um alvo fácil para os jabs de Spider. Em determinado momento, o americano escorregou e foi ao solo.
Após se cumprimentarem antes do soar do gongo, os atletas trocaram golpes no centro do ringue. Bem à vontade, Anderson consertou um direto de esquerda que balançou Chael. Com o nariz sangrando, Sonnen viu o árbitro interromper a luta para um rápido atendimento. Na curta distância, Spider terminou o combate desferindo jabs e direto em linha no rival.
Confira todos os resultados do Spaten Fight Night abaixo:
Anderson Silva venceu Chael Sonnen por decisão unânime dos juízes laterais após cinco rounds.
Hebert Conceição venceu Esquiva Falcão por decisão unânime dos juízes laterais após dez rounds.
Kalyl Silva venceu Paulo Roberto por decisão unânime dos juízes laterais após quatro rounds.
Bia Mesquita finalizou Jojo Ramos aos 2 min e 33s do 1º round.