Depois de trabalharem juntos na promoção da luta de boxe entre Katie Taylor e Amanda Serrano, disputada em abril deste ano, Eddie Hearn e Jake Paul, ao que parece, não nutrem mais uma relação cordial. Na verdade, o promotor de eventos britânico – presidente da Matchroom Sport – veio a público recentemente para ameaçar entrar na Justiça contra o youtuber, em virtude de acusações feitas pelo americano de que sua companhia estaria envolvida na manipulação de resultados na nobre arte.
Tudo começou na própria disputa entre Katie Taylor e Amanda Serrano, que liderou o evento promovido em conjunto entre as empresas de Jake e Eddie e foi intitulada como a “maior luta feminina de todos os tempos”. O equilibrado confronto terminou com vitória, na decisão dividida dos juízes, da irlandesa, agenciada pela Matchroom de Hearn, sobre a porto-riquenha, que tem como empresário o youtuber americano, dono da ‘Most Valuable Promotions’.
Na ocasião, Glenn Feldman, um dos juízes responsáveis pela pontuação do combate, anotou a vitória de Katie Taylor por uma margem de pontos muito acima de seus pares, provocando a ira de Jake Paul. Recentemente, o youtuber – em entrevista à ‘IFL TV’ – expressou seu descontentamento com a atuação do profissional e citou outros episódios nos quais o mesmo jurado teria apresentado placares polêmicos nas papeletas, todos eles favoráveis a atletas agenciados pela empresa de Eddie Hearn. Sem papas na língua, o astro da internet acusou, com todas as letras, o juiz de receber vantagens financeiras por parte da Matchroom.
“Eu ainda acho que Amanda Serrano venceu aquela luta (contra Katie Taylor). Depois você vê como aquele juiz Glenn Feldman, que teve a maior diferença entre Taylor e Serrano – todo mundo meio que tinha dado empate, um empate ou a Amanda ganhando – mas tem esse juiz, Glenn Feldman, que pontuou a luta com uma diferença grande, dando rounds que a Amanda claramente ganhou para Taylor. Então, esse juiz, Glenn Feldman, aparece na Arábia Saudita e marca vitória do Anthony Joshua (sobre Oleksandr Usyk). Todo mundo que viu a luta sabe que não foi uma decisão dividida. Usyk venceu facilmente, claramente venceu a luta. Esse juiz, Glenn Feldman, pontua a favor de Anthony Joshua? É como um crime repetido. Esse tipo de m***, eu vou falar falar aqui, no boxe, porque é palhaçada. Claramente, esse cara está recebendo dinheiro da Matchroom Boxing”, disparou Jake Paul.
A acusação feita pelo youtuber, obviamente, não foi bem recebida pelo presidente da Matchroom Sport. Ao site ‘Boxing Social’, Eddie Hearn saiu em defesa do juiz e ameaçou processar Jake Paul. De acordo com o empresário, a única chance de evitar a ação na Justiça seria se o astro da internet se desculpasse pelas declarações.
“Eu odeio tudo isso, mas no final do dia, às vezes, você tem que ensinar essas pessoas. Você tem duas opções, na verdade. Você pode dar um soco no queixo dele ou processá-lo. Eu não estou perto dele, e eu não vou socá-lo. Eu odeio isso, mas é tão imbecil e desrespeitoso ao esporte que ele não sabe nada sobre. Primeiramente, ele diz: ‘Por que Eddie Hearn continua usando esses juízes?’. Eu não uso juiz algum. As comissões selecionam todos os juízes e várias comissões ao redor do mundo. A propósito, Glenn Feldman é um dos melhores juízes, converse com qualquer um no esporte. Ele não sabe o que está falando. Fazer essas acusações, isso realmente me irritou e me deixou chateado. Isso me fez levar mais a frente”, rebateu Eddie Hearn, antes de comentar sobre o que espera de Jake Paul para evitar o processo na Justiça.
“Eu quero uma desculpa oficial dele. E se ele não o fizer, então nós veremos o que vamos fazer. Mas eu não vou ter nosso nome nesse negócio sendo difamado e a integridade do que nós fazemos. É muito importante para nós e nosso amor pelo esporte por um esquisito que não tem ideia do que ele está falando. Escute, ele é bom para o esporte, nós nos divertimos, ele é comum, ele não gosta de mim, Taylor-Serrano, etc. Isso é outro nível. Então, isso vai ser resolvido”, declarou o presidente da Matchroom Sport.
Apesar das divergências e da ameaça de processo, Eddie Hearn não descartou a possibilidade de voltar a trabalhar em conjunto com Jake Paul e sua empresa em uma possível revanche entre Katie Taylor e Amanda Serrano no futuro. Enquanto isso, o youtuber deixa o lado empresarial de lado e se prepara para voltar aos ringues. No próximo dia 29 de outubro, o americano medirá forças com o brasileiro Anderson Silva, ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC, em Phoenix (EUA), e buscará sua sexta vitória consecutiva desde que iniciou sua carreira no boxe profissional.