Aos 45 anos e com apenas mais uma luta prevista em seu contrato com o Bellator, Fedor Emelianenko deve se despedir do esporte do qual se tornou um dos maiores nomes na sua terra natal. Pelo menos, esse parece ser o plano da organização americana.
Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Scott Coker – presidente do Bellator – revelou que a entidade planeja promover um grande evento de despedida para o lendário peso-pesado, novamente na Rússia, sede do mais recente compromisso de Fedor, que ocorreu em outubro deste ano. Ainda de acordo com o dirigente, a última luta do ‘The Last Emperor’ no MMA deve acontecer no próximo verão no hemisfério norte, ou seja, entre os meses de junho e agosto de 2022.
“Nós vamos ter mais uma. Vai ser enorme. Provavelmente vai acontecer no próximo verão (no hemisfério norte). Vai ser em Moscou. Fedor quer lutar na Rússia para nós, sua última luta, então nós vamos fazer isso lá, e temos grandes planos. De novo, isso vai ser uma grande despedida. Não vai ser apenas uma luta normal que nós faremos, vai ser algo bem especial e nós já estamos começando a planejar agora”, revelou Scott Coker, que, apesar de se esquivar de falar sobre o potencial rival de Fedor na luta de despedida, indicou que o combate não deve ser válido pelo cinturão dos pesos-pesados, contra o atual campeão Ryan Bader.
Considerado por boa parte da comunidade do MMA como um dos maiores lutadores de todos os tempos, Fedor Emelianenko viveu o auge de sua carreira quando atuava no Japão, onde se consagrou como campeão do extinto evento ‘Pride’. Depois de deixar a Ásia e se aventurar em eventos norte-americanos, o peso-pesado colecionou resultados positivos e negativos, mas não perdeu seu prestígio.
Pelo Bellator, onde atua desde 2017, o russo soma quatro vitórias – a mais recente delas sobre Tim Johnson, em outubro deste ano – e duas derrotas, uma delas para Ryan Bader, na final do GP peso-pesado da organização, com o cinturão da categoria em jogo.