Depois de ver seu plano de fazer a última luta de sua carreira diante do seu povo, na Rússia, ser frustrado pela guerra, Fedor Emelianenko teve um de seus pedidos atendido pelo Bellator e se despedirá do MMA em uma disputa de título. Nesta sexta-feira (18), a organização americana anunciou que o ex-campeão do ‘Pride’ terá sua tão desejada revanche contra Ryan Bader, válida pelo cinturão dos pesos-pesados, no main event da edição de número 290, programada para acontecer no dia 4 de fevereiro, na Califórnia (EUA).
Na sua provável luta de aposentadoria, Fedor tentará se vingar da derrota sofrida para Bader em 2019, pela final do Grand Prix peso-pesado do Bellator, que coroou o americano como campeão da categoria. Desde o revés, o russo se recuperou e engatou uma sequência de duas vitórias na organização, conquistadas em duelos contra Quinton ‘Rampage’ Jackson e Tim Johnson.
Por sua vez, Bader se dividiu entre a divisão dos pesados e dos meio-pesados (93 kg) nos últimos anos, mas conseguiu manter o cinturão da categoria mais pesada da liga neste período, após um ‘no contest’ (sem resultado) contra Cheick Kongo, uma vitória sobre Valentin Moldavsky, pupilo de Fedor, e um triunfo sobre Kongo, na revanche disputada em maio deste ano.
Outros dois importantes anúncios foram feitos pelo Bellator, através do comunicado enviado à imprensa. No mesmo card liderado por Fedor e Bader, haverá outra disputa de título, envolvendo o cubano Yoel Romero e o vencedor do duelo entre Vadim Nemkov e Corey Anderson, que medem forças nesta sexta-feira, em confronto válido pelo cinturão dos meio-pesados.
A outra notícia diz respeito à parceria entre Bellator e CBS, canal de televisão mais assistido dos Estados Unidos. O acordo, que marca a volta do MMA à rede de programação do canal norte-americano após mais de uma década, será colocado em prática justamente no evento marcado para o dia 4 de fevereiro, com a transmissão da edição de número 290 do show, que marcará a despedida de um dos maiores nomes dos esportes de combate de todos os tempos.
Fedor Emelianenko é visto por muitos como um dos maiores lutadores da história do MMA. O russo, que ficou conhecido pelo apelido de ‘The Last Emperor’ (‘O último imperador’), brilhou durante mais de 20 anos de carreira, especialmente durante sua passagem pelo mercado asiático, onde se sagrou campeão do ‘Pride’, no início dos anos 2000. O peso-pesado migrou para o circuito americano logo após o fim do evento japonês e também gozou de relativo sucesso, atuando pelo Affliction, Strikeforce e Bellator.