Bellator

Bellator inaugura sistema de rankings e brasileiros lideram lista peso-por-peso

Uma das grandes novidades promovida pelo Bellator nesta temporada, o sistema de rankings para classificar os atletas do plantel foi implementado oficialmente pela primeira vez nesta segunda-feira (29). Através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), a companhia divulgou a versão de estreia das listas top-10 de cada categoria presente no quadro da liga, além da classificação peso-por-peso, ou seja, sem distinção de divisão, do elenco masculino e feminino.

E o grande destaque da estreia dos rankings do Bellator foi justamente a classificação peso-por-peso da entidade, liderada em ambos os gêneros por atletas brasileiros. Na versão masculina, a lista é encabeçada pelo potiguar Patrício ‘Pitbull’, atual campeão peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg). Já o primeiro lugar do top-10 entre as mulheres, independentemente da categoria, ficou sob responsabilidade da curitibana Cris ‘Cyborg’, soberana absoluta da divisão até 66 kg.

Ainda na lista sem distinção de peso do plantel feminino, outra brasileira foi lembrada no pódio pelos votantes. Juliana Velasquez, que conquistou o cinturão peso-mosca (57 kg) da entidade em dezembro, ao derrotar a então campeã Ilima-Lei Macfarlane, ocupa a segunda posição na classificação peso-por-peso, atrás somente da compatriota.

Anunciada em fevereiro deste ano, a criação do sistema de rankings do Bellator chega para competir com a feita pela organização rival, o UFC, que já existe há alguns anos. A classificação final é definida por 15 membros da mídia especializada, que votarão após cada show realizado pela liga. O processo é supervisionado pela Combat Registry, uma empresa terceirizada independente do Bellator.

Ao contrário do sistema utilizado pelo UFC, onde cada categoria possui 15 lutadores ranqueados, os rankings do Bellator são compostos apenas por dez atletas, além do campeão de cada divisão, que fica acima do primeiro colocado. Ao todo, a organização presidida por Scott Coker possui sete rankings de divisões masculinas, dois femininos e dois peso-por-peso, um de cada gênero.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025