Siga-nos
Divulgação/Bellator

Bellator

Bellator inaugura sistema de rankings e brasileiros lideram lista peso-por-peso

Uma das grandes novidades promovida pelo Bellator nesta temporada, o sistema de rankings para classificar os atletas do plantel foi implementado oficialmente pela primeira vez nesta segunda-feira (29). Através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), a companhia divulgou a versão de estreia das listas top-10 de cada categoria presente no quadro da liga, além da classificação peso-por-peso, ou seja, sem distinção de divisão, do elenco masculino e feminino.

E o grande destaque da estreia dos rankings do Bellator foi justamente a classificação peso-por-peso da entidade, liderada em ambos os gêneros por atletas brasileiros. Na versão masculina, a lista é encabeçada pelo potiguar Patrício ‘Pitbull’, atual campeão peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg). Já o primeiro lugar do top-10 entre as mulheres, independentemente da categoria, ficou sob responsabilidade da curitibana Cris ‘Cyborg’, soberana absoluta da divisão até 66 kg.

Ainda na lista sem distinção de peso do plantel feminino, outra brasileira foi lembrada no pódio pelos votantes. Juliana Velasquez, que conquistou o cinturão peso-mosca (57 kg) da entidade em dezembro, ao derrotar a então campeã Ilima-Lei Macfarlane, ocupa a segunda posição na classificação peso-por-peso, atrás somente da compatriota.

Anunciada em fevereiro deste ano, a criação do sistema de rankings do Bellator chega para competir com a feita pela organização rival, o UFC, que já existe há alguns anos. A classificação final é definida por 15 membros da mídia especializada, que votarão após cada show realizado pela liga. O processo é supervisionado pela Combat Registry, uma empresa terceirizada independente do Bellator.

Ao contrário do sistema utilizado pelo UFC, onde cada categoria possui 15 lutadores ranqueados, os rankings do Bellator são compostos apenas por dez atletas, além do campeão de cada divisão, que fica acima do primeiro colocado. Ao todo, a organização presidida por Scott Coker possui sete rankings de divisões masculinas, dois femininos e dois peso-por-peso, um de cada gênero.

Mais em Bellator