Siga-nos
Khabib Nurmagomedov em coletiva de imprensa do evento Eagle FC
Khabib aponta desequilíbrio entre esporte e espetáculo no UFC - Louis Grasse/PxImages

UFC

Khabib Nurmagomedov questiona valorização do hype sobre o mérito esportivo

Khabib Nurmagomedov voltou a demonstrar preocupação com os rumos do UFC e do MMA de alto nível ao criticar o que considera uma valorização excessiva do hype e do entretenimento em detrimento do mérito esportivo. O ex-campeão peso-leve (70 kg) questiona a política adotada por grandes organizações, sobretudo nos Estados Unidos, que, segundo sua visão, têm priorizado atletas com maior apelo midiático, enquanto deixam em segundo plano lutadores eficientes, porém menos inclinados ao trash talk.

Durante participação no ‘World Sports Summit’, o daguestanês destacou o contraste entre o perfil de muitos atletas oriundos de sua região e as exigências do mercado atual. Para ‘The Eagle’, como é conhecido, existe uma geração numerosa de lutadores tecnicamente sólidos, focados no desempenho dentro do cage, mas que encontram dificuldades para se firmar em grandes eventos justamente por não se encaixarem no modelo de promoção baseado em rivalidades verbais e na construção de personagens.

“Agora, eu vejo algumas promoções seguindo uma política e simplesmente não os contratando porque estão cansadas. Porque todos os Magomedov, Nurmagomedov entram no UFC e dominam. Nos últimos anos, eles mudaram um pouco essa política, e eu, honestamente, não gosto disso”, disse.

Negócios

Sem apontar soluções imediatas, Nurmagomedov afirmou que colocar o tema em debate já representa um passo importante. Na avaliação do ex-lutador, o MMA precisa encontrar um ponto de equilíbrio entre o aspecto comercial e o esportivo, garantindo que o critério técnico continue sendo determinante nas decisões.

“Eu entendo. De certa forma, é um negócio. Mas, no fim das contas, isso é esporte. É esporte. Um contra um, você entra sozinho dentro do cage, e vamos ver quem é o melhor do mundo”, resumiu o ex-lutador.

Com o novo acordo do UFC com a ‘Paramount’, que entra em vigor em 2026 e prevê a transmissão do primeiro card do ano pela plataforma de streaming, cresce a expectativa de que a demanda por entretenimento seja ainda maior. Apenas o tempo, no entanto, poderá indicar se essa estratégia impactará de forma definitiva o equilíbrio entre espetáculo e mérito esportivo dentro da principal organização de MMA do mundo.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Geovanne Peçanha se formou em jornalismo na Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Com passagens por Lance!, CBF TV, FERJ e outros, é um fanático por esportes. Ex-praticante de Muay Thai, se apaixonou pelo MMA.

Mais em UFC