No fim de novembro, Ilia Topuria surpreendeu a todos ao informar que faria uma pausa na carreira para cuidar de problemas pessoais. Com o campeão linear dos pesos-leves (70 kg) fora de combate no primeiro trimestre de 2026, a alta cúpula do UFC agiu rapidamente e anunciou uma disputa pelo título interino para manter a divisão em movimento. E, enquanto fãs e imprensa questionam a ausência de Arman Tsarukyan no confronto, ‘El Matador’ defende o casamento do duelo entre Justin Gaethje e Paddy Pimblett.
Em entrevista ao canal ‘ESPN Deportes’, Topuria revelou que já havia conversado com os dirigentes do UFC e sabia o rumo que a categoria tomaria. Sem ressentimentos, o campeão linear destacou que tanto Pimblett quanto Gaethje mereciam competir pelo cinturão interino. Sem perder o ‘timing’, o georgiano adiantou que o vencedor do combate que lidera do UFC 324, no dia 24 de janeiro, terá um desafio ainda mais complexo na rodada seguinte com a provável unificação dos títulos.
“Muito bom, muito feliz. A verdade é que eu já tinha conversado com o UFC antes, eu sabia o que estava acontecendo. Tivemos algumas conversas. Por causa da minha situação pessoal, eles sabiam que eu não poderia competir em janeiro. Portanto, considerando tudo o que estou passando, no fim, eles decidiram marcar a luta pelo título interino entre Paddy Pimblett e Justin Gaethje. Para mim, parece muito merecido, pois para ambos é um título bastante válido, muito merecido, é o mais perto que os dois chegarão de conquistar um campeonato mundial. Parabéns aos dois, mas no fim das contas, eles terão que lidar com a disputa real (risos)”, analisou Ilia.
Cenário óbvio? Nem tanto
O dono do cinturão interino enfrentar o campeão linear pode parecer o cenário óbvio e natural de uma categoria. Entretanto, um exemplo recente comprovou que toda regra tem sua exceção. Enquanto detinha somente o título interino dos pesos-pesados, Tom Aspinall foi obrigado a defender seu posto por conta de uma novela sem fim com o então dono do cinturão linear Jon Jones. Como a unificação não saía do papel, o inglês foi obrigado a competir contra Curtis Blaydes enquanto aguardava um desfecho positivo com ‘Bones’.
Outro cenário que poderia ‘melar’ a unificação de título entre Topuria e o vencedor de Gaethje vs Pimblett seria uma eventual abdicação do posto de campeão do georgiano. Ex-campeão peso-pena (66 kg) e atual soberano nos leves, ‘El Matador’ já deixou claro seu desejo de subir para os meio-médios (77 kg) de olho em um tricampeonato e, de quebra, uma superluta contra Islam Makhachev. Agora resta saber quais serão os próximos capítulos desta história.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok