Siga-nos

Entrevistas

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e imprensa especializada como um verdadeiro duelo de gerações. Afinal de contas, 11 anos separam Alexandre Pantoja e Joshua Van. Apesar da considerável diferença de idade, o desafiante ao cinturão peso-mosca (57 kg) não acredita que haverá uma distinção determinante de experiência entre ele o campeão brasileiro. E para justificar seu ponto de vista, o atleta de Mianmar citou sua alta frequência no octógono mais famoso do mundo. 

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, ‘The Fearless’, como é conhecido, afirmou que sua alta assiduidade no Ultimate lhe trouxe uma bagagem considerável, apesar da pouca idade. E os números comprovam isso. Em 2024, Joshua lutou em quatro oportunidades e, na atual temporada, está prestes a competir novamente pela quarta vez – somando oito combates nos últimos dois anos.

Por sua vez, Pantoja lutou duas vezes em 2024 e, na atual temporada, está prestes a competir pela segunda vez – somando quatro combates nos últimos dois anos de UFC. Com o dobro de rodagem recente comparado ao campeão brasileiro, o desafiante de apenas 24 anos opina que a diferença de idade e experiência tende a ser diluída por conta desse contexto.

Não (acho que a diferença de experiência será fator determinante). Porque eu venho trabalhando. Tenho estado bem ativo nos últimos cinco anos. Só porque você luta há muito tempo não significa que você tenha experiência. Por quanto tempo o Pantoja tem lutado? Uns 20 anos? Eu não acho que ele ficou ativo durante todos esses anos. Ele tira um tempo de folga e coisas do tipo. Então não significa que ele adquiriu experiência o ano todo. Acredito que a experiência (dele) e a minha atividade vão chegar bem equilibradas”, analisou o desafiante ao título.

Merab lidera card

A atração principal do evento será uma revanche valendo o cinturão dos galos (61 kg), entre o campeão Merab Dvalishvili e o ex-detentor do título Petr Yan. Será a quarta defesa de título do georgiano em 2025, uma marca rara até mesmo entre os atletas mais ativos do plantel.

Os dois já se enfrentaram em 2023, quando Merab venceu por decisão unânime após um duelo tático e intenso. Em sua impressionante sequência de defesas neste ano, o campeão superou Umar Nurmagomedov em janeiro, Sean O’Malley em junho, e Cory Sandhagen em outubro. Agora, encerra a temporada diante de um velho conhecido da categoria.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas