Siga-nos

Entrevistas

Treinador explica mentalidade de campeão de Alexandre Pantoja antes do UFC 323

Com quatro defesas de título, Alexandre Pantoja desponta como o campeão mais dominante do atual plantel do UFC. E o sucesso do peso-mosca (57 kg) na principal liga de MMA do mundo não é explicado somente por atributos físicos ou técnicos, mas, sobretudo, por uma disciplina e ética de trabalho acima da média. E quem garante e atesta isso diariamente é o seu treinador Marcos da Matta. Às vésperas de mais um desafio de seu pupilo no Ultimate, ‘Parrumpa’ explicou como a mentalidade do brasileiro o levou – e o mantém – no topo da modalidade.

Em entrevista ao ‘Direto de Vegas’, novo projeto da Ag Fight em formato de podcast, o profissional da ‘American Top Team’ destacou que, mesmo na condição de detentor do cinturão do UFC, Pantoja se mantém firme quando o assunto é o comprometimento nos treinos. Além disso, o peso-mosca brasileiro abraçou uma espécie de ‘mentalidade de desafiante’ criada por ‘Parrumpa’, que o ajuda a se manter sempre motivado, mesmo em meio a um domínio como o atual.

Ele é um cara muito tranquilo com relação a isso (comprometimento). Não é um cara que gasta muito em carros, casa, joias, roupas. Nada disso é importante para ele. O importante é ele estar bem e com a família bem e confortável. Esse é o objetivo do Pantoja, que a família dele esteja bem. E dentro da academia é muito fácil. Quando ele vai para a academia, ele treina mais do que todo mundo, ainda. E começamos um mantra um tempo atrás que pensei e foi muito importante, porque é algo que a gente segue. O Pantoja luta e ganha, campeoníssimo. Maravilha. Mas a partir do momento que a gente tem uma nova luta assinada, ele já não é mais campeão. A gente vai buscar outro cinturão, não vai defender”, explicou Marcos.

Preparação ideal

Neste sábado (6), em Las Vegas (EUA), Pantoja volta a competir no ‘co-main event’ do UFC 323 – último card numerado da era de ‘pay-per-view’ do Ultimate. E para se manter no topo da categoria e, eventualmente, defender o cinturão pela quinta vez, o brasileiro terá que desbancar o prospecto Joshua Van. E para frear a ascensão do desafiante ao título, 11 anos mais jovem que o campeão, ‘Parrumpinha’ promete novas cartas na manga implementadas ao arsenal de seu atleta.

Maravilha. O camp foi excelente. Sem contusão. Acho que a gente evoluiu muito desde a luta contra o Kai-Kara France, que já tinha uma evolução da (luta contra) o Kai Asakura, e assim por diante. Sempre falo para ele que a gente tem que mostrar alguma coisa nova. Que seja um golpe novo, uma posição nova. E a gente trabalhou algumas coisas que vão fazer sentido para essa luta e que são coisas novas que a gente ainda não tinha trabalhado”, destacou o treinador de Pantoja.

Além de Pantoja vs Van, outra disputa de título lidera o card do UFC 323. No ‘main event’ da noite, Merab Dvalishvili tenta se manter no topo dos pesos-galos (61 kg) em revanche contra o ex-campeão e atual desafiante Petr Yan. O duelo entre o georgiano e o russo, programado para até 25 minutos de duração, promete grandes emoções do início ao fim.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas