O faixa-preta Kron Gracie, herdeiro da icônica família Gracie, voltou a comentar sobre sua visão do MMA e criticou a forma como a luta agarrada é tratada na modalidade. Em entrevista ao portal ‘MMA Fighting’, o brasileiro afirmou que a estratégia de “puxar guarda” pode se tornar um grande obstáculo para a carreira de um lutador, influenciando resultados e oportunidades futuras.
O lutador teve uma passagem discreta pelo UFC, com apenas quatro combates na maior liga de MMA do mundo. Ele estreou em 2019 com uma finalização relâmpago sobre Alex Caceres, após se destacar no RIZIN, no Japão, mas o início promissor rapidamente deu lugar a uma sequência de derrotas. Ainda em 2019, foi superado por decisão diante de Cub Swanson, em um duelo premiado como ‘Luta da Noite’, depois perdeu para Charles Jourdain, após mais de três anos sem competir, e, por fim, sofreu uma derrota contundente para Bryce Mitchell.
“Estava lutando contra um cara do top 15, e acho que qualquer coisa que acontecesse, eu não ia conseguir outra luta de qualquer jeito. De forma geral, se você vence ou perde, deveria poder continuar no jogo. Mas, do jeito que aconteceu, muitos fãs ficaram decepcionados. Se puxar guarda, vai ser um prejuízo tão grande para a capacidade de continuar lutando e ganhando dinheiro, então f***, que eu não vou puxar guarda nunca mais”, comentou o faixa-preta.
Em junho de 2025, Kron foi desligado do UFC, encerrando seu ciclo na organização após três derrotas consecutivas. Com a carreira no octógono em pausa, fãs e comentaristas sugeriram que ele poderia voltar às raízes, focando no jiu-jitsu, arte que consagrou sua família.
Recomeço?
Apesar da passagem difícil pelo Ultimate, a história do brasileiro no MMA profissional ainda não acabou. No dia 12 de dezembro, em Nova York (EUA), ele retorna às artes marciais mistas em um combate que vale o cinturão peso-pena (66 kg) do Victory Fighting League, diante de Tom Picciano. A luta marca seu primeiro desafio desde a derrota para Mitchell, completando um ano desde seu último confronto.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok