Siga-nos
Carlos Prates prestes a competir no UFC Vegas 86
O brasileiro admitiu que Islam Makhachev seria franco favorito em um eventual confronto no UFC - Louis Grasse/PxImages

UFC

Carlos Prates abre o jogo e cita “30% de chance de vencer” Islam Makhachev no UFC

No dia 15 de novembro, em Nova York (EUA), tanto Carlos Prates quanto Islam Makhachev brilharam com vitórias no card principal do UFC 322. Dado o contexto, alguns fãs já passaram a projetar um eventual duelo entre os dois na próxima rodada. E, apesar de estar de olho no cinturão dos meio-médios (77 kg), o brasileiro não esconde que medir forças contra o russo, atual campeão da categoria, seria uma missão indigesta para qualquer um. Sem papas na língua, o atleta da ‘Fighting Nerds’ ativou o ‘modo sincerão’ e admitiu que teria cerca de 30% de chances de vencer o pupilo de Khabib Nurmagomedov no octógono mais famoso do mundo.

Em entrevista ao canal ‘Olhar da Luta’, Prates destacou que o casamento de estilos opostos tende a favorecer o wrestler russo. No entanto, confiante em suas capacidades, o brasileiro acredita que, no momento, representa a maior ameaça para Makhachev na divisão – mesmo com status de virtual azarão no hipotético confronto. O posicionamento de Carlos é justificado. Afinal de contas, Islam é o atual lutador número 1 peso-por-peso do UFC e igualou o recorde de Anderson Silva com o maior número de vitórias consecutivas na empresa, com 16 ao todo.

“Vou falar a verdade. Se eu lutar com ele (Makhachev), acredito que igual o Morales teria, igual o Jack Della Maddalena teve. Acho que a gente tem, por causa da dificuldade de jogo, da diferença do jogo, a gente tem 30% de chance de ganhar do Islam. Mas eu sou o cara que tem mais chances de aproveitar esses 30%. Acho que, de todos, sou o cara com mais chances de fazer esses 30% vingar. Por causa do meu estilo de luta, os golpes que eu mando, o jeito. Lógico que eu vou cair se lutar com ele, mas o foco é ficar em pé. A galera foca muito em não tomar queda. Às vezes nem foco tanto em defender a queda. Até porque se ficar nessa de ‘não posso cair’, acabo não soltando minha parte em pé. Então prefiro focar em levantar. E meter a porrada, que é o carro-chefe da casa (risos)”, analisou Prates.

Dificuldade como ‘trunfo’

Do ponto de vista de casamento de estilos, o duelo contra Makhachev, de fato, parece um desafio e tanto para Prates superar. E até mesmo o próprio brasileiro tem discernimento disso e tenta explorar essa eventual desvantagem para ‘atrair’ o russo. Com o bom-humor já característico, Carlos se autointitulou como a luta “menos difícil” para o pupilo de Khabib Nurmagomedov dentre as opções de adversários disponíveis no momento. A estratégia do atleta da ‘Fighting Nerds’ é induzir o wrestler do Daguestão a acreditar que poderia vencê-lo facilmente para, quem sabe, boletar o ‘title shot’ já na próxima rodada.

Briga acirrada pelo ‘title shot’

Enquanto Prates faz campanha para ser o próximo da fila pelo cinturão, sua ascensão na categoria já é devidamente notada pelo campeão Makhachev. Mas na briga pelo próximo ‘title shot’, estão nomes de grande peso como Kamaru Usman, Ilia Topuria, Michael Morales e Shavkat Rakhmonov. Então ainda é incerto cravar qual será o oponente de Islam na próxima rodada. Entretanto, é justo projetar que poderemos ver, futuramente, um clássico entre Brasil e Rússia pelo título dos meio-médios.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC