O desfecho da luta principal do UFC 321 deste sábado (25), em Abu Dhabi (EAU), foi um verdadeiro balde de água fria para os fãs de MMA. Afinal de contas, o duelo que colocou em disputa o cinturão dos pesos-pesados acabou sem resultado após uma dedada no olho acidental. Alvo do golpe involuntário ainda no primeiro round, Tom Aspinall não teve condições de seguir no combate e viu o árbitro intervir. Por entrar no embate contra Ciryl Gane como o campeão linear, o inglês se manteve no posto de soberania, apesar do enredo raro.
Nos minutos iniciais, Aspinall e Gane travaram um confronto movimentado, como era esperado. Até o momento da interrupção, o desafiante, inclusive, levava a melhor no combate. Entretanto, ao desferir um cruzado, o francês acertou os dedos nos olhos do oponente. Mesmo com cinco minutos para tentar se recuperar, Tom avisou ao médico que não conseguia enxergar, obrigando o árbitro a anunciar o ‘no contest’ (luta sem resultado). Com o desfecho, o inglês segue no posto de campeão dos pesos-pesados. Após o anticlímax, os atletas desabafaram no octógono.
“Pessoal, por que estão vaiando? Recebi uma dedada profunda no meu olho e não consigo enxergar! Isso é uma porcaria, não tem como continuar. Estou muito bravo. Nem consigo abrir o olho. O cara colocou o dedo nos meus dois olhos”, desabafou Aspinall, ainda no octógono, após o desfecho da luta.
“Me desculpem, desculpa aos fãs e todo mundo. Peço desculpas ao Tom Aspinall. Colocamos muito esforço e energia para essa luta, então estou muito decepcionado. Mas esse é o esporte. Não sei o que vai acontecer no futuro, vamos ver!”, lamentou Gane, após ver a chance de virar campeão escapar.
A luta
Aspinall começou o duelo marchando para frente e desferindo um chute na linha de cintura. Em resposta, Gane acertou um direto de contragolpe. O inglês tentou encurtar para buscar a queda, mas sem sucesso. Tom acertou um bom direto de direita, enquanto Ciryl passou a se movimentar lateralmente para fugir das investidas do rival. Com jabs certeiros, o francês conseguiu pontuar e abriu um sangramento no rosto do campeão. Gane conseguiu balançar Aspinall com um cruzado, mas, no movimento, acabou desferindo uma dedada no olho involuntária, obrigando o árbitro a interromper o combate. Mesmo com cinco minutos para se recuperar, Aspinall alegou não conseguir enxergar, obrigando o juíz e terminar o confronto sem um vencedor oficial.
Confira abaixo todos os resultados do UFC 321:
Tom Aspinall vs Ciryl Gane terminou em ‘no contest’ (sem resultado)
Mackenzie Dern venceu Virna Jandiroba via decisão unânime
Umar Nurmagomedov venceu Mario Bautista via decisão unânime
Alexander Volkov venceu Jailton Malhadinho via decisão dividida dos juízes
Azamat Murzakanov venceu Aleksandar Rakic via nocaute técnico no primeiro round
Quillan Salkilld venceu Nasrat Haqparast via nocaute no primeiro round
Ikram Aliskerov venceu Park Jun-yong via decisão unânime
Ludovit Klein venceu Mateusz Rebecki via decisão majoritária
Valter Walker venceu Louie Sutherland via finalização no primeiro round
Nathaniel Wood venceu Jose Miguel Delgado via decisão unânime
Hamdy Abdelwahab venceu Chris Barnett via decisão unânime
Mitch Raposo venceu Azat Maksum via decisão unânime
Mizuki Inoue venceu Jaqueline Amorim via decisão unânime
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok