Siga-nos
Luvas de Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, no octógono após aposentadoria.

Notícias

Privacidade e estratégia: o que lutadores de MMA podem ensinar sobre proteção no mundo digital

Um lutador de UFC ou MMA nunca pode deixar a sua guarda baixa. Eles precisam estar sempre atentos e preparados. Entrar em um octógono não é para qualquer um e os atletas que fazem isso passam por um preparatório árduo e extenso.

Segundo o IBGE, em 2023, 72,5 milhões de domicílios no Brasil tinham acesso à internet. Em simultâneo ao crescimento digital está também o aumento de casos de crimes cibernéticos. Rodar online, assim como entrar em um octógono, exige disciplina e cuidado.

Assim como um atleta deve sempre cuidar da sua saúde mental e física, além de elaborar estratégias, nós precisamos nos prevenir também. Acessar sites desconhecidos e não praticar uma navegação segura pode ser perigoso e te expor demais, deixando-o sujeito a um “nocaute”.

A disciplina no esporte e na vida digital

Regras rígidas de treino e dieta são rotina para os lutadores. Eles precisam manter o físico bem e ter muita disciplina no seu preparatório. É claro que isso não significa que eles não têm vida ou se divertem, mas o equilíbrio é tudo.

Online, as coisas funcionam de forma similar. É claro que você pode navegar e se divertir online. No entanto, é preciso investir na sua segurança e proteção. Instalar softwares de criptografia, como baixar uma VPN, pode ser uma solução prática para a sua proteção online.

É importante ter em mente que, do mesmo jeito que um descuido na dieta pode prejudicar o atleta, negligenciar a sua segurança pode custar caro. Assim, se manter sempre disciplinado e fazer as melhores escolhas é o caminho para o sucesso.

Lições do MMA que valem para sua vida online

Existem diversas práticas comuns do MMA, UFC e boxe que podem ser levados para a vida. Aqui faremos um comparativo delas com o uso consciente da internet. No entanto, essas lições servem para todos os aspectos da vida.

  • Estudo do adversário: no esporte, significa analisar o oponente e na internet, significa conhecer ameaças como golpes e ataques cibernéticos. Quanto mais você tiver informações sobre os riscos a serem enfrentados, mais fácil será se prevenir.
  • Proteção da guarda: no MMA, é proteger o rosto e online, é proteger suas senhas e dados. Manter-se sempre protegido é como prevenir para não ter que remediar. Fazer isso garante segurança e evita problemas que podem vir a acontecer.
  • Movimentação estratégica: no octógono, serve para evitar ataques e na rede, significa navegar de forma consciente. Entrar em qualquer site online é um risco muito grande, principalmente se não forem fontes seguras. Não se movimente por meios perigosos ou desconhecidos.

Dados que mostram o “ringue” digital no Brasil

Segundo o IBGE, 92,5% dos domicílios brasileiros têm internet. Além disso, cerca de 90% da população acima de 10 anos possui celular no Brasil. Diversas redes estão sofrendo com ataques cibernéticos atualmente e o número só cresce. Ataques hackers aumentaram em mais de 8% entre 2023 e 2024, empresas de consultórios preveem que 75% das organizações de saúde vão sofrer ataques de ransomware até 2025.

A luta pela privacidade é constante e sem regras fixas. Hoje, o Brasil é um dos principais alvos de ataques online no mundo. Esse tipo de dado mostra a fragilidade do país em relação à proteção digital e de dados. Mesmo assim, isso não deve ser motivo para desânimo e sim um incentivo para a proteção precoce.

Checklist de segurança digital inspirado no MMA

Nas lutas existem estratégias funcionais que ajudam na hora de se proteger e ter um bom desempenho. Geralmente os atletas vão para as lutas para vencer, a derrota não costuma ser uma opção para muitos. Levando elas para o mundo digital, é possível ver grande utilidade nesse meio.

  • Treine sua defesa. O uso de senhas fortes e únicas pode ser sua principal forma de defesa. Além disso, mantenha elas sempre atualizadas.
  • Analise o adversário e desconfie de e-mails e links suspeitos. Saiba como se parece um Spam ou uma mensagem de golpe.
  • Utilize ferramentas que garantam privacidade e criptografia de dados. Softwares de VPN, por exemplo, são muito recomendados.
  • Controle o ritmo da luta e evite redes Wi-Fi abertas ou desconhecidas. Desse modo, você não terá tanto risco de ter seus dados vazados ou seu dispositivo hackeado.

Erros comuns que custam caro dentro e fora do octógono

Alguns erros são muito frequentes e conhecê-los é o primeiro passo para prevenir problemas futuros. Abaixo listamos os 3 principais, confira:

  1. Subestimar o adversário. Ignorar sinais claros de ameaça online pode ser um erro grave e te coloca em risco.
  2. Expor sua estratégia. Claro que não há como ocultar 100% dos seus dados online, mas evitar compartilhar dados demais nas redes é um passo para a proteção.
  3. Entrar despreparado para a luta. Navegar sem medidas de segurança coloca você em uma situação de fragilidade e vulnerabilidade.

Proteger-se é lutar com inteligência

Os melhores lutadores são aqueles com as melhores estratégias. Um bom atleta sabe como seguir uma luta e a maneira correta de se preparar. De forma análoga, você precisa conseguir se preparar para quaisquer riscos online.

Tanto no MMA quanto no mundo digital, estratégia e preparo são decisivos para vencer. Não deixe sua proteção para amanhã e adote hábitos digitais seguros quanto antes!

Mais em Notícias