Joaquin Buckley prometeu dar um show na luta principal do UFC Tampa, último evento da companhia em 2024, e cumpriu com a sua palavra. Na atração realizada neste sábado (14), o striker não tomou conhecimento de Colby Covington e nocauteou no terceiro round (interrupção médica). Dessa forma, ‘New Mansa’ conquistou a maior vitória da carreira e defendeu sua invencibilidade nos meio-médios (77 kg) da liga.
Vivendo grande fase no MMA, Buckley, ex-integrante do peso-médio (84 kg), agora possui seis triunfos seguidos na nova divisão e muda de patamar nela. Ao vencer Covington, o striker se aproximou de integrar o top-5 da divisão. Ciente disso, ‘New Mansa’, sem perder tempo, desafiou Belal Muhammad, campeão da categoria, Kamaru Usman e Leon Edwards. Por outro lado, o veterano foi dominado em ação novamente, perdendo o segundo combate consecutivo.
Joaquin Buckley, de 30 anos, é uma promessa do MMA e um dos lutadores mais explosivos do UFC. O americano iniciou sua trajetória no esporte em 2014 e estreou na organização em 2020. Atualmente, ‘New Mansa’ é o nono colocado no ranking dos meio-médios da empresa e apresenta um cartel composto por 21 vitórias, sendo 15 por nocaute, e seis derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington, Impa Kasanganay, Nursulton Ruziboev, Stephen Thompson e Vicente Luque.
A luta
Logo no início do combate, Buckley acertou poderosos socos e chutes no adversário. Com dificuldade na trocação, Covington buscou a queda, mas o oponente se defendeu. Confiante, o atleta acertou um soco na linha de cintura do rival e um direto no rosto do mesmo. Em desvantagem, Colby lançou jabs e chutes pontuais no adversário. Novamente, o veterano tentou quedar Buckley, mas não conseguiu levá-lo para baixo. Em pé, o striker castigou Covington com seus cruzados, fazendo o mesmo sangrar.
No segundo round, Colby tentou quedar o rival, mas não conseguiu. Em resposta, Buckley seguiu dando socos no rosto e na linha de cintura do wrestler. Sem desistir, Covington, enfim, derrubou o striker, porém não o controlou. Com a luta de volta em pé, Buckley aplicou chutes e socos no veterano. Confortável na trocação, o atleta acertou jabs limpos no rosto do adversário e o provocou.
No terceiro assalto, Buckley não diminuiu o ritmo e permaneceu sendo o agressor no combate. Colby até lançou um chute plástico, mas não acertou o adversário. Soberano no octógono, Buckley defendeu as tentativas de queda do wrestler e seguiu batendo com tudo. O atleta até tentou finalizar o rival, mas não conseguiu e ficou por baixo do mesmo. Como Colby apresentou um sangramento abundante no rosto, a equipe médica analisou a situação do profissional. Em seguida, o árbitro decidiu encerrar a luta, oficializando a vitória de Buckley.
Resultados do UFC Tampa:
Joaquin Buckley nocauteou Colby Covington no 3º round;
Cub Swanson nocauteou Billy Quarantillo no 3º round;
Manel Kape nocauteou Bruno ‘Bulldog’ no 3º round;
Dustin Jacoby nocauteou Vitor Petrino no 3º round;
Daniel Marcos venceu Adrian Yañez por decisão dividida;
Navajo Stirling venceu Tuco Tokkos por decisão unânime;
Michael Johnson nocauteou Ottman Azaitar no 2º round;
Joel Álvarez nocauteou Drakkar Klose no 1º round;
Sean Woodson nocauteou Fernando Padilla no 1º round;
Felipe Lima venceu Miles Johns por decisão unânime;
Miranda Maverick venceu Jamey-Lyn Horth por decisão unânime;
Davey Grant venceu Ramon Taveras por decisão unânime;
Piera Rodríguez venceu Josefine Lindgren Knutsson por decisão unânime.