Uma das estrelas do UFC na atualidade, Alex ‘Poatan’ dominou os meio-pesados (93 kg) de tal forma, que acabou sendo premiado na 16ª edição do ‘Oscar do MMA’. Na última quinta-feira (5), em cerimônia realizada em Las Vegas (EUA), o brasileiro foi escolhido pelos fãs como vencedor na categoria ‘Lutador do Ano’. Vale ressaltar que a premiação se baseou no período entre julho de 2023 até junho de 2024.
Para faturar o prêmio de ‘Lutador do Ano’, ‘Poatan’, que venceu Jan Błachowicz, Jamahal Hill e Jiri Prochazka (duas vezes) no período, desbancou Alexandre Pantoja, Dricus Du Plessis, Islam Makhachev, todos campeões do UFC, e Renan ‘Problema’, um dos principais nomes da PFL. A curiosidade é que, na edição passada da premiação, o líder dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate foi o vencedor na categoria ‘Revelação do Ano’. Portanto, o brasileiro, oriundo do kickboxing, vê sua dedicação ao MMA ser coroada com tais conquistas.
‘Esquadrão Brasileiro’ em alta
Além de ‘Poatan’, o Brasil emplacou mais quatro vencedores na importante cerimônia. Diego Lopes não venceu na categoria ‘Revelação’, mas conquistou a de ‘Finalização do Ano’ em sua vitória contra Gavin Tucker. Um dos principais responsáveis pelo sucesso de Alex no UFC, Plinio Cruz foi eleito o ‘Treinador do Ano’. Já a ‘The Fighting Nerds’, localizada em São Paulo, foi escolhida a ‘Academia do Ano’, sendo a primeira equipe brasileira a conquistar tal prêmio. Por último, Luciana Andrade levou para casa o prêmio de ‘Ring Girl do Ano’.
Principais resultados do ‘Oscar do MMA’:
Lutador do Ano: Alex ‘Poatan’
Lutadora do Ano: Zhang Weili
Revelação do Ano: Tom Aspinall
Lutador Internacional do Ano: Dricus du Plessis
Luta do Ano: Max Holloway vs Justin Gaethje
Nocaute do Ano: Max Holloway em Justin Gaethje
Finalização do Ano: Diego Lopes em Gavin Tucker
Virada do Ano: Tom Aspinall (carreira)
Zebra do Ano: Sean Strickland vencendo Israel Adsenaya
Comentarista do Ano: Jon Anik
Analista do Ano: Michael Bisping
Treinador do Ano: Plinio Cruz
Academia do Ano: The Fighting Nerds
Árbitro do Ano: Herb Dean
Ringgirl do Ano: Luciana Andrade
Dirigente do Ano: Dana White
Organização do Ano: UFC
Personalidade do Ano: Nina Drama
Programa de MMA do Ano: Contender Series