Siga-nos
Jon Jones integra o peso-pesado do UFC e é campeão da categoria
Considerado o 'GOAT' da modalidade, o americano exaltou o legado brasileiro dentro do UFC - Leandro Bernardes/PxImages

UFC

Legado brasileiro! Jon Jones inclui Anderson Silva e Família Gracie em lista de lendas do UFC

De tempos em tempos, o debate sobre o ‘GOAT’ do MMA vem à tona e divide opiniões. E, às vésperas da possível luta de despedida de Jon Jones, apontado como quase unânime no posto, não poderia ser diferente. Mas dessa vez, foi o próprio campeão peso-pesado do UFC que apontou as figuras de maior destaque da organização, em sua concepção. Com representantes brasileiros, ‘Bones’ exaltou o legado esportivo do país tupiniquim dentro do Ultimate.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play

Em entrevista ao canal ‘ESPN MMA’, no Youtube, Jones foi questionado sobre qual seria o seu ‘Monte Rushmore’ do UFC. O termo é utilizado no universo dos esportes, sobretudo nos Estados Unidos, para descrever um grupo de atletas icônicos que são considerados os maiores da histórias de suas modalidades. Sendo assim, além de si próprio, o americano elegeu Anderson Silva, Georges St-Pierre e também a ‘Família Gracie’ para o seleto grupo da principal liga de MMA do mundo.

Eu tenho que incluir um dos meus lutadores favoritos da história, Anderson Silva. Pela forma como ele estava tão à frente do tempo na época em que competia. Realmente acho que se ele ainda estivesse aqui, ainda seria um lutador de ponta. Anderson Silva… Georges St-Pierre, pelo profissional que foi, pelo jeito que se portava fora do esporte. Ele elevou todos nós com seu reinado. E também vou falar da Família Gracie. Eles fizeram tanto pelas artes marciais mistas e muitas vezes são ignorados. Mas foram extraordinários nesse esporte, todos eles foram. Trouxeram o jiu-jitsu para os EUA e realmente criaram o esporte. Qualquer Gracie que você preferir (colocar). Mas precisamos colocar um Gracie nessa lista”, opinou Jones.

Aposentadoria se aproxima?

Neste sábado (16), Jon Jones lidera o card do UFC 309, em duelo válido pelo cinturão linear dos pesos-pesados contra Stipe Miocic, em Nova York (EUA). Aos 37 anos e com um legado imensurável nos esportes de combate, o americano já deu alguns indícios de que o confronto que está por vir tende a ser sua última aparição no octógono mais famoso do mundo. Por outro lado, possíveis futuros rivais como Tom Aspinall e Alex Poatan torcem para que ‘Bones’ não pendure as luvas nesta temporada e estenda mais sua carreira no Ultimate.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC