Brandon Royval deu continuidade ao seu bom momento no Ultimate. Na luta principal do UFC Vegas 98, evento realizado neste sábado (12), o americano protagonizou uma verdadeira batalha com Tatsuro Taira e, após 25 minutos de ação, venceu por decisão dividida. Empolgado, o atleta garantiu estar pronto para disputar novamente o título do peso-mosca (57 kg) e se colocou à disposição da liga para ser o reserva imediato da luta entre o campeão Alexandre Pantoja e Kai Asakura, em dezembro.
Vale pontuar que o americano disputou o título da divisão em 2013. Na ocasião, ‘Raw Dawg’ perdeu justamente para o brasileiro, por decisão unânime. Agora, ao superar Taira no ‘main event’ do UFC Vegas 98, Royval, de 32 anos, emplacou a segunda vitória seguida e defendeu a primeira posição no ranking da categoria. Por outro lado, Taira, de 24 anos, perdeu a luta e também sua invencibilidade no MMA.
A luta
O início do combate foi estudado. Após o primeiro minuto, Royval chutou a linha de cintura do japonês, que segurou a perna do mesmo. Taira tentou aproveitar o momento para quedar o americano, mas este se defendeu. Na trocação, Royval assustou o asiático com dois chutes altos. Cauteloso, Taira procurou o momento certo de atacar o americano, mas, quando avançava, recebia socos no rosto. Na base dos chutes, Royval seguiu pontuando. Apesar da dificuldade, Taira abalou o americano com um potente soco e o derrubou.
No segundo round, Taira voltou com as mãos afiadas e, ao surpreender o americano, o quedou. No solo, o japonês dominou as ações, controlando Royval e dando socos em seu rosto. No terceiro assalto, Taira buscou a queda, mas na tentativa recebeu socos e cotoveladas do americano. Em pé, Royval se soltou e atacou o japonês com diretos e cruzados. Abalado, Taira novamente buscou a queda, mas sem sucesso.
Royval caçou o japonês e seguiu castigando em pé. No solo, o americano pegou as costas de Taira e tentou a chave de braço, mas perdeu a posição. Recuperado, o japonês pegou as costas de Royval e buscou o mata-leão, mas não teve tempo. Na quarta parcial, Taira derrubou o americano rapidamente e foi para as costas. No solo, o japonês dominou Royval, mas não causou tantos danos.
No quinto round, Royval acertou socos limpos no rosto do japonês. Em desvantagem em pé, Taira conseguiu levar o americano para o solo. No entanto, dessa vez, Royval impediu os avanços do japonês. Em pé, o americano seguiu afiado na trocação. Novamente, Taira buscou a queda, mas não derrubou o oponente. Na trocação, Royval voltou a acertar o adversário com socos e quase o finalizou via mata-leão.
Resultados do UFC Vegas 98:
Brandon Royval venceu Tatsuro Taira por decisão dividida;
Park Jun-yong venceu Brad Tavares por decisão dividida;
Chidi Njokuani venceu Jared Gooden por decisão unânime;
Grant Dawson nocauteou Rafa García no 2º round;
Daniel Rodriguez venceu Alex Morono por decisão dividida;
Ramazan Temirov nocauteou CJ Vergara no 1º round;
Pat Sabatini finalizou Jonathan Pearce no 1º round;
Themba Gorimbo venceu Niko Price por decisão unânime;
Junior Tafa nocauteou Sean Sharaf no 2º round;
Julia Polastri venceu Cory McKenna por decisão dividida;
Cody Haddon venceu Daniel Argueta por decisão unânime;
Clayton Carpenter finalizou Lucas ‘Fenômeno’ no 2º round.