Siga-nos
Caio Borralho celebra sua vitória no UFC Rio.
Invicto no UFC com seis vitórias, o brasileiro faz seu primeiro 'main event' na liga neste sábado (24) - Leandro Bernardes/Ag Fight

UFC

Protagonista no UFC Vegas 96, Caio Borralho luta para ser a ‘nova cara’ do Brasil nos pesos-médios

Neste sábado (24), Caio Borralho disputa a sua 19ª luta como profissional de MMA e, com certeza, a mais importante delas. Afinal de contas, depois de iniciar sua trajetória no Ultimate de forma irretocável, com seis vitórias em seis duelos, o brasileiro terá a chance de, pela primeira vez, liderar um card da empresa. Com um protagonismo inédito em mãos no UFC Vegas 96, o peso-médio (84 kg) maranhense entra em ação contra Jared Cannonier para conquistar o status de ‘nova cara’ e principal esperança do MMA nacional na categoria.

Caso tenha o braço erguido na luta principal deste sábado, Caio provavelmente alcançará a quinta posição do ranking, hoje ocupada por Cannonier, e se colocará de vez no páreo por uma vaga como próximo desafiante ao cinturão. Com performances dominantes e um QI de luta acima da média, ‘The Natural’, como é conhecido, pode, eventualmente, dar continuidade ao legado construído por Murilo Bustamante, Anderson Silva e Alex Poatan – brasileiros que já se sagraram campeões dos pesos-médios do Ultimate.

“Com certeza (é a luta que vai me mudar de patamar). A divisão está bem maluca. Acho bom chegar um novo rosto na categoria, um moleque que vende, sabe falar, luta bem, um estilo diferente de lutador. Sendo a nova face do MMA brasileiro para essa categoria. Creio que uma vitória me coloca ali no bolo. Até o final de 2025 esse cinturão está comigo, estou trabalhando muito para isso. Estou pronto e fazendo por onde, é só questão de tempo. Meu primeiro ‘main event’ vai ser um show. O campeão chegou”, projetou Caio, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight.

Passagem de bastão

Nos últimos anos, com exceção de Poatan, o principal representante do MMA brasileiro foi Paulo Costa. Porém, o ex-desafiante ao cinturão da categoria vive um de seus momentos mais delicados na empresa, com apenas um triunfo nas últimas cinco lutas. Com os resultados negativos, ‘Borrachinha’, apesar de ter um grande apelo comercial por sua personalidade e estilo de luta, caiu para a oitava posição do ranking.

Sendo assim, caso Borralho confirme seu favoritismo nas principais casas de apostas e desbanque Cannonier no UFC Vegas 96, o maranhense poderia concretizar essa passagem de bastão simbólica, ultrapassando Borrachinha no ranking da categoria. Bem menos polêmico fora dos octógonos do que o compatriota mineiro, Caio pode se tornar a maior esperança de título para o Brasil entre os pesos-médios ainda neste sábado.

Histórico no MMA

Revelado pelo ‘Contender Series’ em 2021, Borralho desponta como uma das principais esperanças do MMA brasileiro na categoria até 84 kg do UFC. Aos 33 anos, o atleta maranhense parece próximo do ápice das capacidades físicas, mentais e técnicas e, neste sábado, diante de Cannonier, colocará isso em teste. Em sua trajetória como profissional de MMA, Caio soma 16 vitórias, uma derrota e um ‘no contest’ (sem resultado).

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC