Siga-nos
Khabib Nurmagomedov é homenageado pelo UFC com entrada no Hall da Fama.
Khabib marcou época no UFC e se aposentou do MMA invicto - Matt Davies/AgFight

UFC

Khabib ignora rivalidade e deseja ‘boa aposentadoria’ para Tony Ferguson

No último sábado (3), no UFC Abu Dhabi, Tony Ferguson perdeu a oitava luta seguida ao ser finalizado por Michael Chiesa no primeiro round e, ainda no octógono, flertou com a possibilidade de pendurar as luvas. Como marcou presença no evento, Khabib Nurmagomedov, eterno rival do americano, deu seu parecer sobre o atual momento do mesmo e esbanjou fairplay.

É bem verdade que, logo após a dura derrota, Ferguson voltou atrás e informou que ainda não chegou a hora de dizer adeus ao MMA. Mas, em entrevista ao ‘UFC Europa’, Khabib ignorou a rivalidade com o americano e não só reconheceu sua grandeza no esporte, como também desejou que ele seja feliz longe do octógono.

De acordo com o russo, ‘El Cucuy’, de 40 anos, e os demais profissionais que apresentam dificuldade para deixar o MMA precisam aprender que não se vence o tempo e que há vida pós-luta. Portanto, Khabib, aposentado em 2020 e no auge, indica que o melhor que Ferguson pode fazer é se preservar, uma vez que ele possui um legado na modalidade que não será apagado apesar da longa sequência de derrotas.

“Não é uma surpresa para mim porque ele tem 40 anos. Só quero desejar a ele tudo de melhor. Ele é realmente um dos melhores que já fez isso no UFC. A vida dele está apenas começando, porque ele tem apenas 40 anos e acabou de terminar sua carreira no MMA. Agora, será uma vida diferente, uma vida muito melhor”, declarou o ex-campeão do UFC.

Duelo cancelado

Em seu auge, Ferguson emplacou 12 vitórias seguidas e foi classificado por parte da comunidade do MMA como a maior ameaça ao reinado de Khabib no peso-leve (70 kg) do UFC. Sendo assim, a organização oficializou a aguardada luta entre os profissionais em mais de uma oportunidade, mas ela nunca se materializou devido a uma série de infortúnios. Assim como uma parcela dos fãs e ‘El Cucuy’, o russo também lamentou o duelo nunca ter saído do papel, mas negou que tal fato o atormente.

“No meu auge e no auge dele, deveria ter sido uma luta muito interessante. Mas o que posso fazer? Ele teve algumas lesões, eu tive algumas lesões. É o que é. Às vezes, temos planos, mas Deus tem seu plano e não podemos controlar isso”, concluiu o veterano.

Histórico de Khabib no MMA

Aposentado, Khabib Nurmagomedov, de 35 anos, é considerado por parte da comunidade do MMA um dos melhores e mais dominantes lutadores da história do esporte. Em sua carreira, o russo disputou 29 lutas, venceu todas e defendeu o título do peso-leve do UFC em três oportunidades. Os triunfos de maior destaque do ex-campeão da companhia foram sobre Conor McGregor, Dustin Poirier, Edson Barboza, Justin Gaethje e Rafael dos Anjos. Em 2022, o ícone da modalidade passou a integrar o Hall da Fama da empresa.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC