Siga-nos
Magomed Ankalaev integra a elite dos meio-pesados do UFC
Ankalaev ostenta uma invencibilidade que já dura 12 lutas - Diego Ribas/AgFight

UFC

Magomed Ankalaev classifica trocação de Alex Poatan como “superestimada”

Provável próximo desafiante ao título dos meio-pesados (93 kg) do UFC, Magomed Ankalaev não parece intimidado pela capacidade do atual campeão da categoria, o brasileiro Alex Pereira. Dono de atributos físicos e técnicos fora do comum, ‘Poatan’ tem utilizado sua trocação de elite para nocautear a maioria dos oponentes que cruzaram seu caminho. Mesmo assim, o russo enxerga brechas a serem exploradas no jogo de luta em pé do striker paulista.

Ao site ‘MMA Junkie’, Ankalaev reconheceu o poder de nocaute de Poatan, mas classificou sua trocação como “superestimada”. Para o russo, o campeão ainda não mediu forças com um rival capaz de tirá-lo de sua zona de conforto e, por isso, reina absoluto na categoria até o momento. Vale lembrar que o atleta do Daguestão veio do sambo e, por isso, é visto por muitos como o adversário com o estilo de jogo mais complicado para o brasileiro.

“Ele definitivamente tem um soco forte, mas no geral a trocação dele é superestimada. Assista a luta dele com Jamahal Hill. Ele tinha algo a oferecer para contra-atacar ele. O mesmo na luta com (Jiri) Prochazka. Você podia ver que ele estava andando para frente com o mesmo estilo. Ele teve sorte que não enfrentou uma adversário sério. O wrestling está lá, mas eu estou pronto para lutar com ele em pé, para testá-lo”, analisou Ankalaev.

Carta na manga

Apesar de esbanjar confiança na sua superioridade sobre Alex Poatan na trocação, Magomed Ankalaev possui uma carta na manga caso precise mudar o andamento na provável disputa contra o brasileiro. Natural do Daguestão, lar de alguns dos principais wrestlers do mundo, o russo admite que pode buscar a luta agarrada para superar o campeão do UFC, que tem seu ‘background’ ligado ao kickboxing.

“Eu acho que ele é um grande striker, mas ele é o tipo de cara que sempre anda para frente, e que às vezes pode cometer erros onde eu posso pegá-lo. Temos estratégia se ele vai trocar, mas também se nós adicionarmos o wrestling, eu acho que ele não tem a mínima chance e eu tenho algumas opções para finalizá-lo”, concluiu.

Vindo de dez vitórias, um empate e um ‘no contest’ (sem resultado) nas suas últimas 12 lutas, Magomed Ankalaev ocupa a segunda posição no ranking meio-pesado do UFC atualmente, fruto da longa invencibilidade. Por sua vez, Alex Poatan fez sua segunda defesa de título bem-sucedida no último sábado, ao nocautear o ex-campeão Jiri Prochazka pela segunda vez.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC