Siga-nos
Makhachev e Volkanovski se abraçam após o UFC 294
Volkanovski foi nocauteado em sequência no UFC em um intervalo inferior a 4 meses - Matt Davies/Ag Fight

UFC

Makhachev critica equipe de Volkanovski por “grande erro” em derrota para Topuria no UFC

Após sofrer possivelmente o nocaute mais brutal de sua carreira até então, na revanche contra Islam Makhachev, em outubro de 2023, Alexander Volkanovski destacou que gostaria de voltar a competir o quanto antes, apesar do trauma. A postura preocupou seus fãs. E aparentemente com razão. Afinal de contas, ‘The Great’ mediu forças com Ilia Topuria menos de quatro meses após o revés para o russo e acabou novamente nocauteado – perdendo, assim, o cinturão dos pesos-penas (66 kg). Na opinião do pupilo de Khabib Nurmagomedov, a equipe do agora ex-campeão é a principal culpada por tal situação.

Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Islam ressaltou o espírito guerreiro de Volkanovski e destacou que caberia aos membros de sua equipe o alertarem e o impedirem de voltar a competir, em sua visão, de forma precoce no Ultimate. Após a dura derrota sofrida para Topuria, o próprio atleta australiano voltou atrás em sua postura inicial e projetou um período ‘de molho’ para se recuperar física e mentalmente dos resultados negativos em sequência.

“É claro (que ele voltou cedo demais). Alex é um bom lutador, é um guerreiro, todos sabem disso. Ele pode lutar todos os dias. Mas eu sempre disse que a equipe dele é muito ruim porque esse erro não é um erro do Alex. É um erro que a equipe cometeu porque o time tem que sentar com ele e dizer: ‘Ei, é cedo demais (para lutar de novo)’. Ele sofreu um nocaute muito forte e duro na última luta. Ele teria que descansar por pelo menos três ou quatro meses sem treinos, sem nada. Você precisa se recuperar e esperar. Ele foi lutar de novo cedo demais. Foi um grande erro. Ele é um guerreiro, pode retornar, mas ainda assim, precisa de tempo. Ele precisa escutar seu corpo e dar tempo de recuperação”, opinou Makhachev.

Histórico entre Makhachev e Volkanovski

Um dos campeões mais dominantes da entidade na época, Volkanovski subiu de categoria e tentou alcançar dois cinturões simultâneos em uma superluta com Makhachev na divisão dos leves (70 kg). No primeiro embate, em fevereiro de 2023, o australiano travou uma verdadeira batalha de cinco assaltos, mas acabou superado na decisão dos juízes. No mesmo ano, em outubro, ‘The Great’ aceitou protagonizar uma revanche de última hora ao substituir Charles Do Bronxs e encarar o russo sem camp adequado. Sua escolha parece ter tido efeito direto no resultado, já que foi nocauteado pelo wrestler ainda no primeiro round.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC