Siga-nos
Cannonier dominou as ações contra Vettori na luta principal do UFC Vegas 75
O americano quebrou o recorde de golpes significativos desferidos entre os pesos-médios - Chris Unger/Zuffa LLC

UFC

Batalha! Jared Cannonier atropela Marvin Vettori na luta principal do UFC Vegas 75

Com os números 3 e 4 do ranking dos pesos-médios (84 kg) em ação, a luta principal do UFC Vegas 75 prometia um equilíbrio entre Marvin Vettori e Jared Cannonier. No entanto – com exceção do primeiro round – o que foi visto no octógono foi um verdadeiro monólogo apresentado por ‘The Killa Gorilla’.

Mais contundente na trocação, Cannonier conectou incontáveis golpes em Vettori, que se recusou a cair e aguentou os 25 minutos do combate. No entanto, a aborção acima da média não foi o suficiente para o italiano, que saiu derrotado por decisão unânime dos juízes.

“Minha meta era melhorar meu jogo. Então o (recorde de) maior número de golpes significativos dos pesos-médios, eu aceito isso. O Marvin é um cara muito duro, tiro meu chapéu para ele, acertei golpes duros nele. Quebrei um recorde nesta noite. Quero disputar o título, estou aqui para isso”, declarou Jared, ainda no octógono.

A luta

O início da luta principal do UFC Vegas 75 começou a todo vapor. Com um golpe limpo, Vettori abalou e fez Cannonier recuar. Na sequência, foi a vez do americano balançar o rival italiano com uma sequência de jab e cruzado. Marvin voltou a oferecer perigo para Jared com pouco mais de um minuto para o fim do assalto, mas ‘The Killa Gorilla’ conseguiu se recuperar na reta final do round.

No segundo assalto, os pesos-médios mantiveram a alta rotação. Com boa pegada, Cannonier encurralou Vettori com as costas na grade após longa sequência de socos. Após o sufoco, o italiano se tornou alvo fácil a lutou para se manter de pé, engolindo inúmeros golpes do americano. ‘Semi nocauteado’, Marvin resistiu até o soar do gongo do intervalo.

Mesmo levando a melhor na trocação, Cannonier tentou encurtar e buscar a queda no início do terceiro assalto, mas sem sucesso. Agressor do confronto, ‘The Killa Gorilla’ voltou a sufocar o italiano com bombas conectadas no rosto do rival. Em resposta, Vettori conseguiu uma rápida queda, mas viu o americano prontamente se levantar e recolocar o combate de pé.

Com um poder de absorção de golpes acima da média, Marvin ‘engoliu’ três diretos seguidos nos segundos iniciais do quarto round. Os dois lutadores se enroscaram rapidamente em um ‘berimbolo’ no chão, mas levantaram logo em seguida. Vettori se mostrou mais competitivo, mas ainda levou a pior na parcial.

Sem pé no freio, Cannonier e Marvin começaram o assalto final com troca franca de socos. Alvo de incontáveis golpes também no quinto round, ‘The Italian Dream’ se recusou a cair e se manteve firme até o fim.

Netto BJJ oferece perigo, mas é superado

No ‘co-main event’ da noite, Joaquim Silva quase quebrou a banca. Principal azarão do evento nas casas de apostas, o brasileiro ficou próximo de nocautear Arman Tsarukyan no segundo round. No terceiro assalto, porém, Netto BJJ se tornou o alvo e foi superado por nocaute técnico.

A luta

Após início de estudo de ambas as partes, Tsarukyan encurtou e conseguiu aplicar a queda. Por cima, o armênio tentou abriu espaços com socos e posteriormente atacou as costas do brasileiro. Com o rival ‘mochilado’ em si, Netto BJJ travou os braços de Arman para evitar tentativas de finalização até o fim do round.

No segundo round, os atletas optaram em competir na trocação, com bons ataques de ambas as partes. Mais ativo, Tsarukyan apostou no volume de golpes com bons chutes, enquanto Netto BJJ usava os cruzados de encontro em forma de contragolpe. Foi exatamente em um destes socos que o brasileiro abalou o armênio, que balançou e recuou. Acuado, Arman rapidamente recorreu ao wrestling para se manter por cima e respirar na luta.

Com a disputa virtualmente empatada, Tsarukyan não quis se arriscar em pé e buscou novamente o jogo agarrado, conseguindo quedar Netto BJJ no primeiro minuto do terceiro round. Por cima, o armênio foi letal e liquidou a fatura com um ‘ground and pound’ poderoso – que obrigou o juiz a interromper a luta.

Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 75:

Jared Cannonier venceu Marvin Vettori por decisão unânime
Arman Tsarukyan venceu ‘Netto BJJ’ por nocaute técnico no segundo round
Armen Petrosyan venceu Christian Leroy Duncan por decisão unânime
Pat Sabatini venceu Lucas Almeida por finalização no segundo round
Manuel Torres venceu Nikolas Motta por nocaute no primeiro round
Nicolas Dalby venceu Muslim Salikhov por decisão unânime
Alessandro ‘Nono’ Costa
venceu Jimmy Flick por nocaute técnico no segundo round
Kang Kyung-ho venceu Cristian Quiñónez por finalização no primeiro round
Carlos Hernandez venceu Denys Bondar por decisão unânime técnica
Tereza Bledá venceu Gabriella Fernandes por decisão unânime
Dan Argueta vs Ronnie Lawrence terminou ‘sem resultado’ após revisão de vídeo
Modestas Bukauskas venceu Zac Pauga por decisão unânime

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC