Siga-nos
O 'VAR' roubou a cena no card preliminar do UFC Vegas 75
O duelo entre Dan Argueta e Ronnie Lawrence terminou sem resultado após 'VAR' - Chris Unger/Zuffa LLC

UFC

Chama o VAR! Causos de juízes roubam a cena no card preliminar do UFC Vegas 75

O início do UFC Vegas 75 foi, de certa forma, atípico se analisados os desfechos das lutas. Dos quatro combates que deram o pontapé inicial no card preliminar do evento, dois precisaram de revisão de vídeo para serem devidamente julgados: Dan Argueta vs Ronnie Lawrence e Carlos Hernandez vs Denys Bondar.

No primeiro confronto que gerou polêmica, um erro de julgamento do árbitro central Keith Peterson chamou a atenção. Em determinado momento do embate, Dan Argueta, por cima, engatilhou uma guilhotina bem encaixada. Por baixo e em desvantagem, Ronnie Lawrence lutava para se manter vivo no confronto.

Em cima do lance, o juiz Keith chegou a tocar em Ronnie e, ao julgar que o americano teria dado os ‘três tapinhas’ em sinal de desistência por conta do estrangulamento, interrompeu o combate. No entanto, após reclamação imediata de ‘The Heat’ e revisão por vídeo, ficou comprovado que Lawrence não desistiu do confronto. Desta forma, a luta foi declarada um ‘no contest’ (sem resultado).

Choque de cabeças não intencional

No segundo confronto nebuloso, entre Carlos Hernandez e Denys Bondar, também foi necessária uma análise do ‘VAR’ para dar o veredito do duelo. No terceiro e último round da luta, o americano grampeou o rival ucraniano e o atirou no solo de forma brusca. Por cima, usou o ground and pound para liquidar a fatura no que seria um triunfo por nocaute.

Entretanto, após minuciosa análise das imagens, foi revelado um choque involuntário de cabeças entre os lutadores, que ‘desligou’ Denys Bondar. Neste caso, como foi julgado que o golpe ilegal não foi intencional e como a disputa já havia passado da metade do tempo regulamentar, os árbitros recorreram às papeletas para pontuar a luta. Na pontuação, Hernandez também levou a melhor – mas por ‘decisão unânime técnica’, um desfecho raro no MMA.

Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 75 até então:

Kang Kyung-ho venceu Cristian Quiñónez por finalização no primeiro round
Carlos Hernandez venceu Denys Bondar por decisão unânime técnica
Tereza Bledá venceu Gabriella Fernandes por decisão unânime
Dan Argueta vs Ronnie Lawrence terminou ‘sem resultado’ após revisão de vídeo
Modestas Bukauskas venceu Zac Pauga por decisão unânime

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC