Siga-nos

UFC

Jones admite que última luta provou que seu tempo nos meio-pesados havia acabado

Ao que tudo indica, a mudança de Jon Jones do peso-meio-pesado (93 kg) para o peso-pesado é realmente definitiva e sem volta. O americano, que dominou a divisão até 93 kg do UFC durante praticamente uma década e abdicou de seu cinturão em 2020, parece convicto de que sua história na categoria acabou.

Nesta terça-feira (29), o ex-campeão utilizou sua conta oficial no ‘Twitter’ para recordar sua performance abaixo do esperado na última luta disputada por ele nos meio-pesados e citá-la como um dos indicadores de que seu foco e comprometimento com aquela categoria já não eram mais os mesmos (veja abaixo ou clique aqui). Por isso, ‘Bones’ enxerga na mudança de ares a oportunidade de voltar a brilhar no octógono mais famoso do mundo.

Em fevereiro de 2020, Jones defendeu seu título dos meio-pesados do UFC contra Dominick Reyes. Com um desempenho abaixo do esperado, o americano viu o desafiante equilibrar as ações e, na visão de muitos, ser merecedor da vitória. Apesar disso, os juízes deram o triunfo para ‘Bones’, que manteve o cinturão, em decisão bastante polêmica e que gerou inúmeras críticas.

“Minha chama para o peso-meio-pesado se apagou, isso se evidenciou na minha última luta. Ao invés de ficar desencorajado por uma performance ruim, eu estou entusiasmado sobre essa nova temporada. Nova energia. Meu tempo no meio-pesado acabou, eu vejo isso mais claramente hoje do que nunca”, afirmou Jones.

Jon Jones estreou no UFC em agosto de 2008 e se sagrou campeão dos meio-pesados em março de 2011. Durante sua trajetória na divisão dos meio-pesados do Ultimate, ‘Bones’ bateu o recorde de defesas de título, com oito, e de tempo de reinado, tendo ficado no topo por 1501 dias. O lutador só perdeu seu cinturão durante este período por conta de violações do programa antidoping da organização.

Em agosto de 2020, ‘Bones’ decidiu abdicar da cinta e voltar suas atenções para a transição de categoria para os pesos-pesados. Até o momento, o ex-campeão ainda não estreou na nova divisão, mas a expectativa é que Jones faça sua primeira luta na nova classe de peso ainda em 2022.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC