Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Ex-campeã do UFC, Joanna surpreende ao eleger rival com soco mais potente

Ex-campeã peso-palha (52 kg) do UFC, Joanna Jedrzejczyk se mantém no topo desde os primórdios da criação das categorias femininas no principal evento do mundo. A polonesa – recordista de defesas de título (5) na história da divisão até 52 kg no Ultimate – construiu um currículo invejável em todos esses anos de serviços prestados à organização, tendo enfrentado alguns dos maiores nomes do MMA feminino de sua geração. Esse histórico credencia a lutadora europeia a falar com propriedade sobre vários assuntos, inclusive os que mais causam curiosidade entre os fãs do mundo das lutas.

Uma dúvida bastante recorrente diz respeito à potência dos golpes e quais atletas possuem a mão mais ‘pesada’. Em participação no podcast ‘Punchin’ In’, Joanna foi questionada sobre este tópico, que inicialmente buscava estabelecer quem teria o soco mais forte entre Rose Namajunas e Zhang Weili, suas duas últimas algozes em disputas de cinturão no peso-palha. A polonesa, entretanto, ampliou a análise e surpreendeu ao revelar qual rival de toda a sua carreira a impressionou mais por sua força.

“Eu acho que Rose (tem o soco mais forte que Zhang). A primeira (luta com Namajunas), eu não me lembro. Eu não senti o poder. Eu apenas fui dormir, mas tiveram algumas coisas que aconteceram antes da luta. Na segunda luta, eu senti que ela estava me atingindo bem duro, mas você sabe quem bate mais forte? Valerie Letourneau. Ela foi a rival com o soco mais forte que eu já enfrentei. Então, Valerie e depois Rose”, declarou Joanna, antes de completar sua análise sobre Rose Namajunas.

“Por muitos anos, eles só falavam sobre o grappling (de Namajunas), quão boa ela é no chão, mas eu acho que a trocação dela é nível top. Muito precisa, bom timing e muito, muito forte”, finalizou.

A canadense Valerie Letourneau foi a segunda desafiante superada por Joanna Jedrzejczyk durante seu reinado na divisão dos palhas do UFC, que teve início em março de 2015, com uma vitória sobre Carla Esparza, e foi interrompido exatamente por Rose Namajunas, em novembro de 2017. Além de Letourneau, a polonesa também defendeu com sucesso seu título da divisão até 52 kg do Ultimate diante de Jessica Penne, Cláudia Gadelha, Karolina Kowalkiewicz e Jéssica ‘Bate-Estaca’, somando cinco defesas, um recorde da categoria até hoje.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC