Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Pesagem

Usman e Covington passam tranquilos pela balança e confirmam disputa no UFC 268

Realizada nesta sexta-feira (5), em Nova York (EUA), a pesagem oficial do UFC 268 transcorreu de forma tranquila para os grandes nomes, mas com três dos 29 atletas escalados para o evento falhando na balança. Liderado por duas disputas de título, o card principal demorou apenas cerca de 30 minutos para ser completamente confirmado pelos protagonistas da edição, com destaque para os meio-médios (77 kg) Kamaru Usman e Colby Covington, que se enfrentam em duelo válido pelo cinturão da categoria.

Responsáveis pela luta principal do evento deste sábado (6), Kamaru Usman e Colby Covington não tiveram problemas em suas respectivas passagens pela balança. Primeiro a se apresentar no palco da pesagem, o nigeriano – que coloca mais uma vez seu cinturão dos meio-médios em jogo contra o americano – marcou 76,6 kg, cerca de 450 gramas abaixo do limite exigido pela divisão em disputas de título.

Por sua vez, Covington subiu ao palco depois da primeira leva de atletas e cravou 76,8 kg na balança, também dentro do limite da categoria para lutas válidas pelo cinturão, confirmando, assim, o main event do UFC 268. Diferentemente do que foi visto nos demais eventos realizados na semana pré-luta, tanto o desafiante como o campeão se apresentaram com o semblante mais fechado, sem brincadeiras ou provocações para promover a disputa.

Assim como a luta principal do UFC 268, o co-main event também foi confirmado rapidamente na pesagem desta sexta-feira. Terceira a se pesar, a campeã peso-palha (52 kg) Rose Namajunas cravou 52,1 kg – dentro do limite exigido em disputas de título na divisão -, mesma marca atingida pela desafiante Zhang Weili. A chinesa, no entanto, precisou contar com a ajuda do biombo para, na segunda tentativa, cravar o peso necessário.

Os brasileiros presentes no card tiveram experiências diferentes. Ex-campeão do evento de kickboxing ‘Glory’, Alex ‘Poatan’ Pereira garantiu sua estreia no UFC ao pesar 84,2 kg, 300 gramas acima de seu adversário neste sábado, o grego Andreas Michailidis. Quem também passou tranquilo pelo palco foi o atleta da ‘Chute Boxe’ John Allan, que cravou 93 kg na balança, enquanto seu rival, Dustin Jacoby, marcou 92,3 kg já nos momentos finais da pesagem.

Já o peso-pena (66 kg) Bruno Souza, que aceitou o combate contra Melsik Baghdasaryan com apenas uma semana de antecedência, não conseguiu atingir o limite exigido pela categoria (cerca de 1 kg acima). Ainda não há informação se o confronto seguirá de pé, com a aplicação de multa ao brasileiro, ou se a Comissão Atlética de Nova York irá impedir a realização da peleja**.

Por fim, Vicente Luque, que foi escalado como suplente da luta principal do UFC 268, também falhou na balança. O meio-médio ficou cerca de 1 kg acima do limite exigido pela categoria em disputas de título e, caso tenha que substituir um dos protagonistas do evento de última hora, não poderá conquistar o cinturão mesmo que saia vencedor.

Confira os resultados da pesagem oficial do UFC 268:

Kamaru Usman (76,6 kg) vs Colby Covington (76,8 kg)
Rose Namajunas (52,1 kg) vs Zhang Weili (52,1 kg)
Frankie Edgar (61,4 kg) vs Marlon Vera (61,2 kg)
Shane Burgos (66 kg) vs Billy Quarantillo (66 kg)
Justin Gaethje (70,5 kg) vs Michael Chandler (70,4 kg)
Alex ‘Poatan’ (84,2 kg) vs Andreas Michailidis (83,9 kg)
Al Iaquinta (70,6 kg) vs Bobby Green (70,4 kg)
Phil Hawes (84 kg) vs Chris Curtis (84,3 kg)
Edmen Shahbazyan (84 kg) vs Nassourdine Imavov (83,7 kg)
Ian Garry (76,9 kg) vs Jordan Williams (77,3 kg)
Gian Villante (118,2 kg) vs Chris Barnett (119,6 kg)
Dustin Jacoby (92,3 kg) vs John Allan (93 kg)
Melsik Baghdasaryan (66 kg) vs Bruno Souza (67,3 kg)*
CJ Vergara (57,7 kg)* vs Ode Osbourne (56,8 kg)

Vicente Luque (78,1 kg)*

*atletas não bateram o peso de suas respectivas divisões.
**Bruno Souza e CJ Vergara foram multados em 20% de suas bolsas e poderão competir no UFC 268

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Pesagem