Siga-nos
Leandro Bernardes

UFC

Aldana revela que enfrentou Holm com o pé quebrado e terá de passar por cirurgia

No último dia 3 de outubro, Irene Aldana subiu no octógono do UFC ‘Fight Island 4’, diante de Holly Holm e viu sua chance de ser a próxima desafiante ao cinturão peso-galo (61 kg) da entidade ficar mais longe ao perder para a americana por decisão unânime dos juízes. O que muitos não sabem, no entanto, é que a mexicana encarou a ex-campeã da divisão com o pé quebrado e terá de passar por uma cirurgia por conta da lesão.

Em entrevista ao podcast ‘Hablemos MMA’, Aldana revelou que quebrou o pé dois dias antes do maior desafio de sua carreira, mas que pela proximidade pelo confronto, decidiu seguir em frente. Antes da derrota para Holm, a lutadora vivia um grande momento em sua carreira, com cinco triunfos em seis apresentações. Com isso, a mexicana tinha planos de retornar ao octógono ainda este ano para reencontrar o caminho das vitórias, mas com a notícia da cirurgia, ela agora planeja um retorno para o início de 2021.

“Eu estava treinando e sofri um acidente muito estranho, foi bizarro. Cometi um erro e dei um chute mal calculado, e foi assim que me machuquei. Doeu muito, mas decidi continuar. Já estávamos lá, tínhamos tudo pronto. A luta estava bem ali, então eu senti que não poderia cancelá-la em um prazo tão curto. Senti que pelo meu treinamento, pela minha mentalidade, pelo meu caráter, seria capaz de seguir em frente na luta, porque como atleta quero dar o meu melhor mesmo nos meus piores dias. E também gosto de enfrentar esses desafios, sabendo que não estou 100 por cento e dando tudo de mim”, revelou Irene, antes de dar detalhes sobre a cirurgia que terá de realizar.

“Está quebrado. Estou com um osso quebrado e com certeza vou precisar de cirurgia, que vou realizar na segunda-feira. Parece que é uma cirurgia muito simples. Vou precisar de cerca de um mês ou um mês e meio para poder voltar a treinar, depois mais um ou dois meses para voltar a um camp normal de treinamento. Mas está tudo bem. É uma pena que exigiu cirurgia, mas faz parte do esporte”, continuou.

De acordo com Aldana, ela sabia que havia algo de errado com seu pé, pois ele doeu durante os dois dias que antecederam a luta e também durante o duelo. Mas a mexicana garante que não sabia da seriedade de sua lesão. Só após passar por um exame, a lutadora soube que havia fraturado o membro.

“Foi algo que me afetou, eu não conseguia me mover bem, não conseguia executar o plano da luta como havia planejado. Eu também estava enfrentando uma ex-campeã, uma grande atleta e uma competidora muito dura, então não vou tirar nenhum mérito da Holly. Talvez eu ainda tivesse perdido, mas talvez eu tivesse tido um desempenho melhor ou uma chance melhor de vencer a luta. Nunca saberemos. Mas meu pé começou a falhar na luta e não estava respondendo. Entrei em pânico e parei de pensar no que eu deveria fazer”, declarou Irene.

Embora tenha se entristecido com a derrota, Aldana revela que a pior parte foi saber que não pôde mostrar a sua melhor performance na ocasião. Apesar disso, a atleta da ‘Lobo Gym’ enxerga o tamanho de suas conquistas e prometeu que tirará um lado positivo da perda, se concentrando em melhorar e aprender com a experiência.

“Eu definitivamente senti a derrota e me sinto triste. Ninguém gosta de perder. Obviamente já perdi lutas antes, mas sempre senti que poderia dizer que perdi mas dei tudo de mim. E não foi assim com esta, e é o que mais dói. Eu não pude lutar do jeito que luto, não pude lutar e dar meus 100%, é algo que me deixou chateada”, lamentou a mexicana, antes de ressaltar o lado positivo de seus feitos.

“Mas ao mesmo tempo digo a mim mesma: ‘Ei, estou lutando contra a melhor do mundo, em uma pandemia, fazendo isso enquanto tudo está muito difícil no mundo agora. Eu peguei a COVID e superei. Ainda estou entre as cinco primeiras da divisão, e eles estão me dando lutadoras que fazem isso há anos. Não luto há tanto tempo quanto essas pessoas. De certa forma, ganhando ou perdendo, só de chegar neste nível, eu posso ver o quão longe já cheguei’. É hora de assumir a derrota e agir. Quero me concentrar no que vou fazer a seguir, no que posso melhorar, para que possa voltar ainda mais forte. Não posso controlar o que aconteceu, mas posso controlar o que faço a respeito”, destacou.

Após perder para Leslie Smith e Katlyn Chookagian em suas duas primeiras apresentações pelo UFC, Irene Aldana venceu cinco de suas seis lutas seguintes, se posicionando na sexta posição do ranking peso-galo da organização. Ao ser derrotada por Holly Holm, a atleta de 32 anos somou 12 vitórias e seis reveses em sua carreira no MMA profissional.

Mais em UFC