Siga-nos
exclusivo!
Divulgação/Bellator

Entrevistas

Patrício ‘Pitbull’ analisa treinos com Renan ‘Barão’ e aposta em sua volta por cima

Com a experiência e a grande fase de atualmente ser campeão do peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg) do Bellator, Patrício ‘Pitbull’ está com a missão de “recuperar” Renan ‘Barão’. O ex-detentor do cinturão do peso-galo (61 kg) do Ultimate voltou a Natal (RN), cidade em que nasceu, e passou a treinar na academia ‘Pitbull Brothers’ de olho em sua estreia no ‘Taura MMA’, que ainda não tem data oficial para acontecer.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Patrício revelou como foi o processo realizado para trazer ‘Barão’ para dividir os treinos com sua equipe. E em rápida análise feita pelo campeão do Bellator, o problema do conterrâneo, que acumula cinco derrotas seguidas e não sabe o que é vencer no MMA desde 2016, não é técnico e sim mental.

“Já tinha feito o convite para ele há um tempo, mas ele demorou para vir ao Brasil. Quando ele rescindiu o contrato (com o UFC), não tinha motivos para ficar na América e voltou para Natal. Ele é um convidado da equipe. Ele segue o planejamento de treinos, escuta os meus conselhos de lutas e os próximos passos que vai dar na carreira. Vejo que o problema dele era psicológico. Ele me disse que estava nos Estados Unidos, mas pensava em Natal, em voltar para casa. Mas eu já sabia que era isso. Ele tem lenha para queimar e não estava rendendo psicologicamente”, afirmou o potiguar de 33 anos.

Se anteriormente ‘Barão’ estava desmotivado, parece que agora o problema foi contornado, o que automaticamente trás esperança aos fãs de que o ex-campeão do UFC volte a se apresentar em alto nível. Para comprovar tal expectativa, Patrício revelou que o atleta tem se mostrado bem empolgado com os treinos na academia e que pode surpreender como um novo estilo em seu retorno às competições.

“O termômetro (da motivação) é a frequência do cara na academia. Se ele está triste, costuma dar desculpas para não ir. No caso dele, vejo o ‘Barão’ com fome de aprender, nunca está parado. Ele já foi um campeão por muito tempo, então temos muito que aprender, tanto tecnicamente, quanto a postura dele como atleta. Ele está com fome de aprender. Vejo ele bem interessado, participativo, está reaprendendo. Estamos colocando uma nova armadura nele. Falei que ele precisa se reinventar, surpreender e ficar indecifrável. Tento fazer isso e minha equipe também”, explicou ‘Pitbull’.

De 2012 a 2014, Renan ‘Barão’ foi campeão do peso-galo do UFC e era visto como um dos melhores da liga. Em paralelo, Patrício também já vinha de grandes apresentações no Bellator até ser campeão do GP dos penas em setembro de 2014. Com isso, criou-se uma rivalidade entre os atletas e suas equipes. Mas agora que eles trabalham juntos, o cenário mudou.

“Como éramos dois lutadores bons da mesma cidade, sempre falavam de ver uma luta do Patrício com o ‘Barão’, quem que ia ganhar. Sempre tinha esse de quem é o melhor. Mas já treinei com o pai dele, com ele. Tinha rivalidade entre a ‘Kimura’ e a ‘Pitbull Brothers’, mas com panos quentes porque treinava com o pai dele, o ‘Netinho’ Pegado por um tempo. Mas sempre me dei bem com ele, nunca tivemos problemas pessoais”, contou o lutador, ao dizer que a rivalidade entre as equipes ficou no passado.

Mais em Entrevistas