Siga-nos
exclusivo!
Divulgação/UFC

Entrevistas

Herbert Burns explica má atuação pela falha na balança e pouco tempo de camp

Após um início avassalador no Ultimate, com duas vitórias no primeiro round, uma por nocaute e outra finalização, Herbert Burns conheceu seu primeiro revés na franquia. No último sábado (15), o brasileiro foi nocauteado por Daniel Pineda no segundo round do UFC 252, em Las Vegas (EUA). Após a luta, o peso-pena (66 kg) lamentou sua atuação e explicou os motivos que o levaram a se apresentar abaixo do esperado no octógono.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Herbert afirmou que o processo de corte de peso lhe prejudicou na luta. Na pesagem oficial, o atleta ficou 1,6 kg acima do limite da categoria. Uma das justificativas para a falha na balança foi o fato dele ter aceitado o duelo com apenas duas semanas de antecedência.

“Peguei a luta muito em cima, com duas semanas. Eu achei que dava, como deu na outra vez (quando aceitou encarar Evan Dunham com praticamente uma semana). Mas tive que cortar bastante peso. Fiz uma perda de peso bem ruim e acabou destruindo minha performance para a luta. Não consegui recuperar o peso e fiquei sem explosão física. Ele foi melhor. Não pude dar meu melhor, o meu normal”, afirmou o lutador antes de dar narrar o que lhe faltou durante o combate para capitalizar seu jogo.

“Eu estava sem explosão física ele não consegui encaixar aquele triângulo, que eu sempre consigo pegar. Essa posição é forte minha e não capitalizei quando estive perto. No segundo round eu entrei melhor, consegui um bom direto, quebrou o orbital dele, tive a queda, boas posições e faltou o físico para manter, fazer o ajuste de costas. Mérito dele, escapou. Ele não estava batendo forte, mas entravam vários consecutivos e o árbitro mandou eu me movimentar. Estava tentando escapar e não consegui. Ele é malandro, experiente”, explicou o atleta natural de Niterói (RJ).

Embora frustrado com sua atuação, Herbert tentou enxergar pontos positivos com essa derrota e as lições que tirou do resultado. O lutador reiterou que na próxima vez que retornar ao octógono não será mais em um chamado de última hora, por mirar realizar um camp completo. Além disso, já adiantou uma previsão de volta à organização.

“Fiquei triste, uma performance longe do normal. Agora é voltar, fazer ajustes, não pegar tão em cima da hora dessa vez (risos), fazer um camp inteiro. Vou aprender bastante e voltar mais forte. Mas também não é porque deu errado agora que estava tudo errado. Tinha muita coisa certa. É só fazer ajustes para voltar melhor. Temos que arriscar. Quero coisas grandes. Às vezes dá errado e dessa vez deu. É corrigir algumas coisas para eu lutar no fim do ano. Dezembro seria uma data boa para retornar”, contou.

Irmão mais novo de Gilbert ‘Durinho’, Herbert Burns conquistou o contrato com o UFC através do programa ‘Contender Series’. O peso-pena estreou na principal liga de MMA do mundo em janeiro deste ano, com vitória por nocaute sobre Nate Landwehr. Em sua segunda apresentação, o lutador finalizou o veterano Evan Dunham.

Mais em Entrevistas