Siga-nos
Ben Askren comemora estreia com vitória no UFC, diante de Rob Lawler

Notícias

Ben Askren evita idealizar carreira no UFC e detalha procedimento no quadril

Após ser derrotado por Demian Maia em outubro, Ben Askren decidiu pendurar as luvas e encerrar sua carreira no MMA. Semanas depois da decisão, Duke Roufus, seu ex-treinador, afirmou que o meio-médio (77 kg) se tornaria campeão do Ultimate caso ele assinasse com a organização de Dana White anteriormente. No entanto, ‘Funky’, como é conhecido, não quis entrar em um jogo de suposições em como seria sua trajetória no Ultimate neste caso.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, o falastrão americano mudou o tom a adotou uma postura de ‘pés no chão’. Askren preferiu não realizar suposições de como teria sido sua história com o UFC caso ele se tornasse parte do plantel da liga anos antes. Ao invés disso, o especialista em wrestling exaltou o fato de ter sido campeão em outras duas companhias: ONE Championship e Bellator.

“Não vou jogar o jogo do ‘e se’ nunca. Odeio essa história de ‘e se’. Você parece um idiota quando faz essas coisas. Fui campeão de duas organizações de primeira linha. Derrotei muitos caras de elite. E é aqui que eu provavelmente terminaria (a carreira, caso entrasse para o UFC mais cedo)”, opinou Ben.

Além da má fase, outro fato que pesou para que Askren decidisse se aposentar foi uma lesão no quadril. Por se tratar de um incômodo mais grave, o americano terá que passar por uma cirurgia na região. Agora focado na função de técnico de wrestling, o ex-lutador vetou qualquer possibilidade de retornar aos octógonos no futuro.

“Apenas para ser específico, é um recapeamento do quadril, não uma substituição total do quadril. A cirurgia se chama ‘Birmingham Hip’, essa é a cirurgia que farei. Então, eu posso tentar adiá-la por mais alguns meses, se puder, porque seria um momento um pouco melhor para minha vida para que isso fosse feito. Porque uma vez que você faz isso, eu não poderia fazer mais nada, totalmente fora dos tatames. Comigo treinando wrestling, isso poderia criar alguns problemas. Então vamos ver. Estou trabalhando no agendamento agora”, detalhou o meio-médio, antes de falar sobre sua carreira.

“Posso fazer o que quiser agora. Sinto que meu lado competitivo está fechado. Disse que me aposentei, disse que tinha parado. Não sinto que é um capítulo da minha vida que será reaberto. Óbvio que você gosta de competir, e de estar nos holofotes. É sempre difícil para qualquer um parar. Vou sentir muita falta, mas também tenho que me dar conta de que o ‘pai tempo’ está invicto contra todo mundo. Não tenho nenhum arrependimento, tive uma carreira bem divertida. Uma carreira muito boa sem arrependimentos”, completou Askren.

A expectativa é de que Ben Askren realize o procedimento cirúrgico no quadril no primeiro trimestre de 2020. Após a cirurgia, o americano terá que ficar fora dos tatames ‘de molho’ por aproximadamente um ano. Após o período recomendado, o ex-campeão do ONE e Bellator poderá retomar suas atividades como treinador de wrestling normalmente.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Notícias