Siga-nos
Chael Sonnen prepara a bandagem em suas mãos antes de fazer treino aberto no Parque Ibirapuera
Sonnen busca vencer Anderson pela primeira vez na carreira - Leandro Bernardes/AgFight

Notícias

Sonnen baixa a guarda e coloca Anderson Silva no top 3 da história do MMA

Neste sábado (15), em São Paulo, Chael Sonnen visa estragar a festa de Anderson Silva na luta de boxe que marca a despedida do mesmo dos esportes de combate em solo brasileiro. Contudo, o americano, apesar da rivalidade, reconhece a grandeza do ex-campeão do peso-médio (84 kg) do UFC e o enaltece.

Em conversa com a imprensa realizada na última quarta-feira (12), Sonnen, ao ser questionado sobre quais são os melhores lutadores da história do MMA, não titubeou ao apontar o brasileiro. De acordo com o americano, Anderson integra o top-3 de todos os tempos e frisa que uma lista de atletas sem o seu nome não é digna de consideração.

E a opinião de Sonnen faz sentido. Em seu auge no UFC, Anderson marcou época. O brasileiro dominou o peso-médio, defendeu o cinturão da categoria em dez oportunidades e brindou seus fãs com lances e performances inesquecíveis.

“O grande debate é quem é o número um entre Anderson, GSP e Jones. Os fãs hardcore trazem Fedor para a disputa. Em quinto lugar, acho que Khabib deveria ser incluído nessa lista. Ninguém quer colocar McGregor. Ele teve algumas derrotas, mas foi campeão dos penas e dos leves. Isso significa algo. Ronda e Aldo são grandes, mas não há lista sem Anderson, Jones e GSP. Eu realmente nunca ouvi uma lista sem ele. Com certeza ele está na lista da maioria das pessoas. Não no top-5, mas no top-3. Ele está sempre ali. Com certeza é uma das lendas do esporte”, declarou o veterano.

‘Atrito’ com o filho

Curiosamente, não é apenas Sonnen que admira Anderson. Sincero, o americano revelou que seu filho o classificou como apenas o quarto lutador em sua ordem de preferência, com ‘The Spider’ no topo dela e atrás de Fedor Emelianenko e Georges St-Pierre. Além disso, Chael, franco azarão para a luta de boxe contra o brasileiro, também informa que seu filho sequer cogita sua vitória no ringue, mostrando que está ‘sem moral’ em casa.

“Meu filho não entende muito bem o que está acontecendo. Perguntei para ele quem ia ganhar a luta e ele respondeu o Anderson. Aí ele falou, ‘Pai, você vai lutar com o meu lutador favorito’. Perguntei, ‘Favorito depois de mim?’. Aí ele, ‘Não, pai. Você é o quarto da lista’. Então, é uma coisa estranha lá em casa”, concluiu o lutador.

Histórico das lutas

Em 2010, ‘The Spider’ colocou o cinturão do peso-médio do UFC em jogo e, depois de ser provocado pelo ‘bad boy’, sofreu no octógono. Sonnen prometeu castigar o rival e o puniu com seu wrestling e ground and pound. Quando tudo parecia perdido, já que estava em clara desvantagem na pontuação dos juízes laterais, Anderson aproveitou um descuido do desafeto no solo e o finalizou com um triângulo, no quinto e último round.

Na revanche, realizada em 2012, o brasileiro, ainda como campeão do peso-médio do UFC, voltou a vencer Chael e sem tanto drama. Anderson nocauteou o rival no segundo round. Agora, o terceiro capítulo da rivalidade entre ‘The Spider’ e o americano vai acontecer no boxe, em pleno Brasil.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias