Siga-nos
Chael Sonnen prepara a bandagem em suas mãos antes de fazer treino aberto no Parque Ibirapuera
Chael Sonnen liderou treino aberto em São Paulo - Leandro Bernardes/ Ag Fight

Boxe

Em treino aberto, Chael Sonnen revela como vencer Anderson Silva: “Trapaceando”

Depois de Anderson Silva participar de um treino aberto no último domingo (9) no Rio de Janeiro (RJ) para promover sua luta de boxe contra Chael Sonnen, chegou a vez do adversário cumprir o mesmo cronograma. Nesta terça-feira, o americano apresentou um pouco de suas habilidades no boxe no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), e, como esperado, não economizou na irreverência.

Diante de uma plateia formada em sua grande maioria por jornalistas e pela organização do evento, Sonnen pareceu evitar o desgaste com o calor paulistano e treinou por pouco mais de cinco minutos. Afinal, o melhor ficou por conta das suas palavras afiadas. Com suas tradicionais frases de impacto, o americano ironizou as duas derrotas sofridas para Anderson no passado e se declarou vencedor dos duelos. Ele, inclusive, elegeu a disputa de boxe como uma chance dada para Spider vencê-lo em ao menos um round.

“Vou ficar devastado se eu perder essa luta. Não tem nada de mim que vai sorrir e agradecer por ser uma luta de boxe. Não poderia me importar menos com as regras”, destacou, antes de garantir que fará o que for preciso para vencer.

“Eu não estou planejando seguir as regras de qualquer maneira, para ser sincero, nunca segui. Lutei com ele duas vezes e trapaceei nas duas. Não sei, agora ele me traz aqui como se pudesse confiar em mim”, ironizou.

Momentos antes, acompanhado do filho, com quem chegou a treinar por breve período de tempo, Sonnen ainda teve tempo para revelar sua estratégia para vencer o confronto. Irônico como de costume, o veterano de 47 anos ensaiou os movimentos que pretende utilizar para distrair o árbitro enquanto esconde o peso extra que colocará em sua luva. Caso isso não funcione, ele prometeu golpear o brasileiro com uma cadeira.

Guarda baixa

Apesar do claro empenho em promover o confronto com Anderson Silva, o americano por vezes baixou a guarda e mostrou seu lado humano. Em uma das respostas dadas à imprensa, ele elogiou a postura do brasileiro em fazer uma luta de despedida para os fãs brasileiros.

“Para mim é uma preparação. Para o Anderson é a despedida dele. Cada lutador tem os seus sonhos, mas somos todos iguais. Todos sonhamos em estar na TV, ser a luta principal e lutar pelo título. Mas também queremos nos despedir da nossa forma, e isso não é muito comum. É uma coisa muito legal do Anderson fazer isso em casa. Acho que o amor dele é o boxe”, ponderou.

‘Sentido Aranha’

Durante conversa com a reportagem da Ag Fight no início da semana, Anderson sorriu ao ser questionado da postura irreverente do rival. Ciente de que tudo não passa da tradicional promoção feita por Sonnen, um especialista no quesito, o Spider prometeu estar atento para revidar qualquer surpresa que possa ser apresentada no ringue.

“Ele é experiente, assim como eu. Dentro do ringue a gente é rival há muito tempo, então sabemos que armas podemos usar um contra o outro, até porque a gente se conhece bastante dentro do ringue. Então é normal (esse tipo de declaração). O que vier de lá, vai vir de cá também (risos). O Sonnen é o Sonnen, você pode esperar qualquer coisa dele”, minimizou o striker brasileiro.

Histórico de rivalidade

Em 2010, ‘The Spider’ colocou o cinturão do peso-médio do UFC em jogo e, depois de ser provocado pelo ‘bad boy’, sofreu no octógono. Sonnen prometeu castigar o rival e o puniu com seu wrestling e ground and pound. Quando tudo parecia perdido, já que estava em clara desvantagem na pontuação dos juízes laterais, Anderson aproveitou um descuido do desafeto no solo e o finalizou com um triângulo, no quinto e último round.

Na revanche, realizada em 2012, o brasileiro, ainda como campeão do peso-médio do UFC, voltou a vencer Chael e sem tanto drama. Anderson nocauteou o rival no segundo round. Agora, o terceiro capítulo da rivalidade entre ‘The Spider’ e o americano vai acontecer no boxe, no Brasil e com transmissão da ‘TV Globo’.

O combate entre Anderson e Sonnen serve como luta principal do ‘Spaten Fight Night’, que terá transmissão ao vivo da TV Globo. O card também conta com o duelo de medalhistas olímpicos: Hebert Conceição e Esquiva Falcão. Kalyl Silva, filho de Spider, e Bia Mesquita, fenômeno do jiu-jitsu, são outros grandes nomes que entrarão em ação no evento.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Boxe