Siga-nos
O empresário do 'Lobo' revelou que seu atleta sofreu com uma doença não revelada - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Empresário revela que “doença persistente” retirou Chimaev do UFC Arábia Saudita

Na última quinta-feira (13), o anúncio da saída de Khamzat Chimaev do UFC Arábia Saudita caiu como uma bomba e pegou os fãs de MMA de surpresa. Alguns torcedores especularam que uma possível lesão poderia ter sido o motivo do afastamento do ‘Lobo’ de seu combate contra Robert Whittaker. Mas de acordo com o empresário do russo, Majdi Shammas, a real causa foi uma “doença persistente”, que teria afetado seu atleta durante boa parte do camp de preparação para o duelo do dia 22 de junho.

Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Shammas realizou uma espécie de pronunciamento oficial sobre o caso e, apesar de não revelar qual a doença Chimaev está lidando, explicou que a atual condição clínica do wrestler inviabilizaria sua participação no ‘main event’ do UFC Arábia Saudita. O confronto com Whittaker ‘caiu’ a menos de dez dias para o evento e, por conta disso, o empresário do ‘Lobo’ se desculpou com o ex-campeão peso-médio (84 kg) e com os fãs. 

“É com grande decepção que anunciamos que Khamzat Chimaev foi forçado a se retirar de sua luta agendada contra Robert Whittaker. A doença persistente que Khamzat tem lutado durante grande parte do camp de treinamento não pôde ser curada a tempo. Ele entrou e saiu de hospitais diversas vezes. Embora todas as opções disponíveis tenham sido cuidadosamente consideradas, chegou-se agora a um ponto em que a equipe concordou mutuamente que não é possível continuar desta forma. Entrar no cage sem estar devidamente preparado contra um adversário tão formidável como Robert é, infelizmente, impossível. Embora a causa esteja muito além do controle de qualquer pessoa, um sincero pedido de desculpas é estendido”, resumiu o empresário.

Substituto confirmado

A alta cúpula do Ultimate agiu rapidamente nos bastidores e, no mesmo momento que anunciou a saída de Chimaev, já revelou quem ocuparia sua vaga no primeiro card da história da empresa na Arábia Saudita. O substituto escolhido foi Ikram Aliskerov, que atualmente está fora do ranking da categoria, mas possui um cartel de 15 vitórias e apenas uma derrota. Seu único revés, curiosamente, foi sofrido diante de Khamzat, quando os dois ainda competiam sob a chancela do ‘Brave’.

Confira abaixo o pronunciamento completo:

“É com grande decepção que anunciamos que Khamzat Chimaev (13-0) foi forçado a se retirar de sua luta agendada contra o terceiro colocado do ranking, Robert Whittaker, em 22 de junho, em Riad. A doença persistente que Khamzat tem lutado durante grande parte do camp de treinamento não pôde ser curada a tempo. Ele entrou e saiu de hospitais diversas vezes. A condição tem sido mantida dentro da equipe, pois todos estão absolutamente empenhados em encontrar uma solução. Embora todas as opções disponíveis tenham sido cuidadosamente consideradas, chegou-se agora a um ponto em que a equipe concordou mutuamente que não é possível continuar desta forma. Entrar no cage sem estar devidamente preparado contra um adversário tão formidável como Robert é, infelizmente, impossível. Esta é uma reviravolta devastadora para Khamzat, seus treinadores, parceiros de treino e outros membros da equipe. Ser a atração principal da primeira visita do UFC à Arábia Saudita foi uma grande honra e algo muito esperado. Embora a causa esteja muito além do controle de qualquer pessoa, um sincero pedido de desculpas é estendido ao UFC, Dana White, Mick Maynard, Sean Shelby, Hunter Campbell, Sua Alteza o Sr. Turki Alalshik, Robert Whittaker e sua equipe, e o mais importante, aos fãs que estavam ansiosos pela luta. Mas tudo acontece por uma razão e Deus tem seus próprios planos, os objetivos continuam os mesmos. Khamzat e sua equipe agora chegarão ao fundo da causa dos problemas e ele voltará ainda mais forte. Infelizmente, isso faz parte do jogo de luta e assim que Khamzat estiver saudável, seu tão esperado retorno ao octógono será imediatamente remarcado. Saúde sempre em primeiro lugar”, explicou Majdi.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC